Defesa Civil recebe I Simpósio de Emergência Nuclear

Evento teve a presença de palestrantes sobre planos de emergência. Exercício geral para caso de acidente nuclear vai acontecer no dia 18

Terça-Feira, 03/10/2017 | Superintendência de Comunicação

Nesta terça-feira, 3, aconteceu no auditório da Defesa Civil o I Simpósio de Emergência Nuclear com o objetivo de nivelar conhecimentos de todos os envolvidos, direta ou indiretamente, com as ações previstas no Plano de Emergência Local (PEL).
A intenção é aprimorar e melhorar o planejamento de resposta e fazer com que todos os participantes falem a mesma língua durante o exercício geral para casos de acidente nuclear, que ocorrerá no dia 18 de outubro, teste que acontece de dois em dois anos.
O Simpósio teve a presença de órgãos tais como o Gabinete Institucional da Presidência da República, INEA, ABIM, CNEN, membros da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil e de todas as secretarias da Prefeitura de Angra, vereadores, Delegacia da Capitania dos Portos de Angra e Colégio Naval. O vice-prefeito de Angra dos Reis, Manoel Parente, acompanhou atentamente o evento.
O evento iniciou-se às 9h, e teve sua abertura oficial feita pelo secretário Executivo de Proteção e Defesa Civil, Jairo Fiães Lima, seguida de uma palestra sobre Estrutura e Atuação com o palestrante do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Jair dos Santos. Ainda sobre Estrutura e Atuação, Jefferson Borges Araújo, da Comissão Nacional Energia Nuclear, palestrou.
Major Eduardo, Francisco Hollanda Cavalcanti Vilhena e o Agente Operacional José Carlos Lucas Costa, palestraram sobre Plano de Emergência do Estado, Local e Municipal, respectivamente. Após as palestras houve a comunicação ao público para preparação do Exercício Parcial de Emergência Nuclear, o debate sobre o tema e o encerramento do encontro.