Programa ID Jovem é lançado na Casa Larangeiras

Jovens de Angra entre 15 e 29 anos têm direito aos benefícios

Segunda-Feira, 18/09/2017 | Superintendência de Comunicação

Na manhã desta segunda-feira (18), aconteceu na Casa Larangeiras a assinatura do lançamento do Programa Identidade Jovem (ID Jovem). Foi ressaltada a importância do programa para cerca de 300 jovens presentes ao evento e também a relevância de sua divulgação, para que mais jovens possam se beneficiar do programa ID Jovem.
O programa dá o direito aos beneficiários à meia-entrada, que é o pagamento de metade do preço no ingresso cobrado para a venda ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos, como em salas de cinema, teatros, espetáculos musicais e circenses, e ainda em eventos educativos, de esporte, de lazer e entretenimento em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares.
Os benefícios para os jovens também garante à reserva de duas vagas gratuitas nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual e duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.
Durante a cerimônia de lançamento, os participantes destacaram sobre a relevância da internet na divulgação do programa, nas redes sociais, grupos whatsapp, para que cada vez mais os jovens de Angra tomem conhecimento dos benefícios do programa ID Jovem. “Estamos lançando hoje a ID Jovem com a presença de aproximadamente 300 jovens, e temos certeza que eles próprios vão replicar e multiplicar as informações para os seus amigos, e certamente esse número vai aumentar bastante, com a gente, tendo em breve, muito mais adesão de jovens no programa”, comentou a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão.
Além da secretária, também marcaram presença no lançamento do ID Jovem, na Casa Larangeiras, o secretário Executivo de Assistência Social, Munir Francisco, dos vereadores Léo da Marmoraria, Titi Brasil e Flavinho, e ainda da consultora do Governo Federal, Taís Nascimento, da superintendente de Políticas Públicas para a Juventude do Estado do Rio de Janeiro, Jéssica Ohana, do chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Luciano Muniz. Houve na abertura e no encerramento do evento apresentação de grupos de dança da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e da Art Fênix.

Saiba mais dobre A ID Jovem, como se cadastrar e garantir os benefícios?
A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, para jovens entre 15 e 29 anos, com renda familiar mensal de até dois salários mínimos.
Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada - 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral - em eventos artístico-culturais e esportivos. São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo de transporte interestadual de passageiros. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens.

Atenção: O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município. A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte.

Ter entre 15 e 29 anos: O benefício vale também para não estudantes.

Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal: Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS ou a Casa do Bolsa Família.

Casa do Bolsa Família: Rua Professor Lima, 262, Centro. Telefone: (24) 3365-1460;
Cras Monsuaba: Rua Manoel de S. Lima, 248, Monsuaba. Telefone: (24) 3366-1094;
Cras Campo Belo: Rua das Margaridas, 21, Campo Belo. Telefone: (24) 3366-1094;
Cras Nova Angra: Rodovia Rio-Santos, Sala 05, Belém. Telefone: (24) 3377-1885
Cras Belém: Rodovia Rio-Santos, Sala 04, Belém. Telefone: (24) 3368-4635
Cras Bracuí: Rua Três Amigos, 32, Bracuí. Telefone: (24) 3363-1890
Cras Mambucaba: Rua da Limeira, 96, Parque Mambucaba. Telefone: (24) 3362-4432
Cras Frade: Rua Juliete Conceição dos Reis, 466, Frade. Telefone: (24) 3369-6550

Estar com o Cadastro atualizado: Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.

Ter renda familiar de até dois salários mínimos: A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.

Saber o NIS: Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na sua Carteira de Trabalho ou no aplicativo da ID Jovem. Baixe o app da ID Jovem ou entre no link: idjovem.caixa.gov.br/idjovem para emitir seu cartão.

A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela
do seu smartphone ou impresso pela página da internet.