Estácio realiza aula inaugural do curso de Medicina em Angra

Evento contou com uma palestra do médico e escritor Selmo Porto, considerado referência em clínica médica no Brasil

Quinta-Feira, 14/09/2017 | Superintendência de Comunicação

Hoje (14) foi um dia de importância histórica para o município. Foi realizada a aula inaugural do 1º curso de Medicina da Universidade Estácio, Campus Ulysses e Mora Guimarães, em Angra dos Reis, com a presença dos alunos que passaram no vestibular realizado no mês passado, que atraiu o interesse de 429 pessoas (número de inscrições). A cerimônia foi realizada no auditório da Universidade e contou com a palestra sobre medicina do renomado professor e escritor, Selmo Porto, considerado uma das maiores referência em clínica médica no País.
O clima era de festa e comemoração. O prefeito, Fernando Jordão e seu vice-prefeito, Manoel Parente marcaram presenças, assim como boa parte de seu secretariado e vereadores do município. Além disso, membros do Governo do Estado, liderados pelo Secretário de Estado de Regulação e Supervisão do Ensino Superior, Henrique Sartori; o presidente da Universidade Estácio, Pedro Thompson, entre outros.
O prefeito Fernando Jordão aproveitou sua ida a Brasília, por ocasião da assinatura do termo de compromisso de ajuda financeira do Governo Federal para o Estado do Rio de Janeiro e foi até o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho pedir a ampliação do curso.
- Estou muito feliz com o início desta faculdade que é tão importante não apenas para o aluno, mas para toda a cidade. Tanto que solicitei ao ministro que amplie de 55 vagas para 100 alunos no Campus Angra dos Reis e ele me disse para procurá-lo mais para frente para tratarmos do assunto e manifestou vontade de vir aqui conhecer a faculdade. Ver esta faculdade de medicina funcionando é a realização de um sonho antigo, que começou a ser realizado com a aquisição dos prédios abandonados do Estaleiro Brafels e sua transformação no pólo universitário. A população de Angra merece e ganham todos com mais este novo curso, - declarou o prefeito.
O secretário de Regulação, Henrique Sartori, afirmou que a faculdade de medicina em Angnra é um divisor de águas.
- Esta aula inaugural é o reconhecimento do esforço coletivo e colaborativo de todos aqui presentes e para nós, é um marco, um divisor de águas e eu agradecemos a todos que acreditaram nesta proposta que hoje resultou em muitos sorrisos – ressaltou Sartori.
O presidente da Estácio, Pedro Thompson ressaltou a importância do Campus Angra para a Universidade Estácio:
- É uma satisfação alcançarmos Angra dos Reis com o curso de medicina. Já estávamos instalados aqui com outros cursos e agora com este, mais diferenciado e muito competitivo. Este ganho só foi possível pelo esforço de todos aqui presentes, - destacou Thompson, agradecendo nominalmente aos parceiros.
A Faculdade de Medicina já está a todo vapor com 55 alunos, sendo seis deles com bolsas de estudo integrais. Anualmente, serão abertas 50 vagas novas e o presidente espera conseguir junto aos órgãos competentes, a ampliação da faculdade. “A grande procura pelo vestibular mostrou que o curso em Angra tem muito potencial para aumentar”, esclareceu o presidente da Universidade.