Avenida Júlio Maria volta a brilhar

Após um ano sem Desfile Cívico Militar, a população de Angra pode prestigiar civis e militares desfilarem pelo aniversário da Independência do Brasil

Quinta-Feira, 07/09/2017 | Superintendência de Comunicação

Depois de passar 2016 em “branco”, a Avenida Júlio Maria voltou a brilhar neste 7 de Setembro com mais de 30 escolas desfilando; militares do Colégio Naval; alunos que fazem parte de projetos sociais diversos como o Gol Social e o de Convivência da Terceira Idade; Escoteiros; desportistas; Ordem Demolay; Sociedade Pestalozzi; Frota da Defesa Civil, entre outros como as viaturas e equipe da recém criada Secretaria de Segurança Pública Municipal, que marchou pela primeira vez. O desfile começou pontualmente às 9h da manhã e durou cerca de três horas.
Antes do início do Desfile Cívico Militar, o prefeito Fernando Jordão; o comandante do Colégio Naval, Fabrício Fernando Nazareth Duarte e a secretária de Educação, Stella Salomão hastearam as bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e do município e logo depois, o público presente silenciou e cantou os hinos Nacional, de Angra dos Reis e da Independência do Brasil ao som da tradicional Banda do Colégio Naval. Abrindo o desfile, o prefeito e o comandante realizaram a Revista da Tropa, passando pela a Avenida no carro da Marinha.
O desfile começou com os alunos dos CEMEIs Jair Landim de Almeida, Professora Deise Maria da Silva Vieira e CEMEI Professora Maria José Clara Gomes Vieira. A apresentação, que arrancou aplausos da multidão presente a cada pelotão que passava, prosseguiu com os alunos da Pestalozzi, da Escola Municipal de Deficientes Visuais; Escola de Educação para Surdos e os jovens e crianças das unidades de Trabalho Diferenciado AH e DI.
As escolas municipais participantes foram a Almirante Tamandaré, Professora Tânia Rita, Alexina Lowndes, Antônio Joaquim de Oliveira. Antônio José Novaes Jordão, Centro de Horário Integral João Galindo Carolino dos Remédios, Prefeito Francisco Pereira Rocha, Professor José Américo Lomeu Bastos, Professora Adelaide Figueira, Regina Célia Monteiro Pereira e Zita de Oliveira Soares, Cornélis Verolme, Deputado Câmara Torres, Poeta Carlos Drumond de Andrade, Professora Amélia Lage, Raul Pompéia, Cacique Cunhãbebe, Frei Bernardo, Joaquim Maria Rosa dos Santos, Professora Manoelita Rodrigues Barbosa, Professora Ururahy.
Após os pelotões das escolas citadas acima, passaram pela Avenida os alunos dos Projetos Sociais Terceira Idade, Gol Social e Ginástica Feminina, seguidos pelos alunos do Centro de Educação Infantil Aprender, Brincar, Crescer – CEJA; Inácio Medeiros; Criança Feliz; grupo de Taekwondo; Ordem Demolay; Grupo 27º Escoteiros do Mar Cornélis Verolme e Escoteiros Desbravadores. A Banda do CEIM também tocou conduzindo o desfile, alternando com a Banda do Colégio Nazira Salomão, que encerrou o evento.
Participaram ainda a Associação de Desportos de Angra dos Reis, a Brigada Municipal Ambiental de Angra, a Academia Social de Preparação das Escolas Militares. Fecharam o desfile as normalistas formandas, nove carros e um caminhão da Defesa Civil Municipal.