Vem aí o Dia Mundial de Limpeza nas Praias

Lançamento da campanha será realizado hoje, quarta-feira (6). Mobilização da limpeza das praias será no dia 16

Quarta-Feira, 06/09/2017 | Superintendência de Comunicação


O Dia Mundial de Limpeza das Praias, o Clean Up Day, vem se tornando um dos eventos ambientalistas mais conhecidos, participativos e efetivos do mundo. A cada ano, milhões de pessoas, em mais de 120 países, empunham a bandeira da limpeza, buscando cada vez mais a conscientização da sociedade na preservação e cuidado com o ambiente marinho.
Está chegando o momento do “abraço“ à praia das Amendoeiras, na ilha da Gipóia. Nestes seis anos de limpeza já foram retirados aproximadamente 2,5 toneladas, e a campanha vislumbra ainda mais dias melhores para o ambiente marinho, além de alertar a todos sobre o problema mundial.
Algumas praias em da Baía da Ilha Grande, são de difícil acesso e não contam com coleta nem freqüência regular. Todo o lixo encontrado nas praias é trazido de longe pelo mar, inclusive de outros continentes. Este ano, a comemoração pela passagem do Dia Mundial de Limpeza das Praias acontecerá no dia 16 de setembro, e será em memória do capitão Maia Datore, voluntário que há vários anos contribuiu na navegação e organização do evento, e que infelizmente faleceu em um acidente de trânsito.
Seu último feito antes de falecer, foi a incrível aprovação para prova de capitão em uma sala, com muitos estudantes, sendo o único candidato aprovado pela Marinha do Brasil. Maia Datore era um grande amigo do mar e compartilhava o amor pela ilha da Gipóia.
Nesta quarta-feira (6), a partir das 19h, a campanha será lançada no Buteco dos Reis, em frente ao monumento dos Três Reis Magos, na Praia do Anil. O Clean Up Day vai acontecer no dia 16 de setembro, a partir das 10h, na praia das Amendoeiras, Ilha da Gipóia, que tem o patrocínio do Condomínio Portogalo, Iate Clube Aquidabã e Angra & Ilha Grande CVB e a parceria da Prefeitura de Angra, através da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade e Secretaria Executiva de Meio Ambiente. A promoção é da Rádio Costazul FM.