Praça da Matriz foi palco para o Dia de Combate do Tabagismo

Diversas atividades foram realizadas, inclusive com pacientes sendo encaminhados para tratamento na rede pública de saúde

Quarta-Feira, 30/08/2017 | Superintendência de Comunicação

O dia de ontem (29) foi dedicado ao combate do tabagismo, um hábito que ainda mata muitas pessoas no mundo. Por determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tema foi “Desenvolvimento Sustentável” e uma série de atividades foi realizada durante todo o dia na Praça da Matriz.
A programação foi desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e pelo Programa de Tabagismo. A população pode ter acesso às principais informações tanto sobre o combate ao uso do tabaco quanto ao tema central do evento com a distribuição de panfletos informativos e educacionais. Além disso, a equipe atendeu aqueles que desejam parar de fumar, inclusive com encaminhamentos para prosseguimento do tratamento antitabaco.
Os usuários também foram orientados sobre os locais onde acontecem as reuniões dos grupos criados para ceifar a vontade de fumar e acabar com o vício. Esses grupos se reúnem nas seguintes unidades de saúde: Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Centro da cidade, que funciona no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Cento; ESF do Balneário, ESF do Camorim I e II, ESF da Monsuaba, ESF do Cantagalo, ESF do Parque Mambucaba e o ESF da Vila Histórica de Mambucaba.
A responsável técnica do Programa de Tabagismo, Jeronice Maria de Souza, avaliou positivamente o dia de atividades: “O resultado foi muito positivo, pois a receptividade foi boa, a população procurou se informa e tivemos ainda a presença do secretário de Saúde, Renan Vinícius e do vice-prefeito, Manoel Parente. O evento se estendeu até aproximadamente às 16h”, disse Jeronice.

Secretarias relacionadas: Saúde