Prefeito vai a Rodrigo Maia pedir apoio para o BrasFels

Fernando Jordão se encontrou com Rodrigo Maia e pede apoio para retomada das obras inacabadas de plataformas do estaleiro de Angra

Quarta-Feira, 16/08/2017 | Superintendência de Comunicação

O prefeito de Angra, Fernando Jordão, esteve nesta terça-feira (15), em audiência em Brasília, com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e no encontro com o parlamentar, ele solicitou ajuda para que o deputado interceda junto ao presidente da República, Michel Temer, para que a Petrobras volte a investir nas obras inacabadas de três plataformas do BrasFels e de um projeto que está pronto para a construção de outra.
Percentualmente estas três plataformas estão respectivamente com 94%, 74% e 40% prontas, e a retomada das obras, significará mais empregos para Angra dos Reis, o que representaria mais de 3 mil trabalhos diretos ao longo de pelo menos cinco anos. Rodrigo Maia prometeu ajudar e afirmou que vai encaminhar a solicitação ao presidente Michel Temer, para que a Petrobras garanta a contratação de obras nos estaleiros do Rio.
O prefeito Fernando Jordão estava acompanhado do secretário de Governo, Marcus Veníssius Barbosa, de um grupo de deputados, entre eles Soraya Santos (PMDB-RJ), e ainda de representantes da Comissão Política pela Construção Naval e Geração de Empregos, como o presidente da Fundação de Trabalhadores do antigo estaleiro Verolme (Funtresve), Fernando Figueiredo e do ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Rogério Cunha Moreira. O vereador Helinho, que também faz parte desta comissão, não pode comparecer ao encontro em Brasília, pois tinha uma sessão importante na Câmara Municipal de Angra.
“A audiência foi muito boa com o presidente da Câmara Federal, o deputado Rodrigo Maia, que prometeu nos ajudar, e vai pedir ao presidente Michel Temer que interceda junto à Petrobras, para que a mesma invista nas plataformas do BrasFels, que precisam ser acabadas. Estamos atualmente preocupados em restabelecer a geração de empregos no estaleiro de Angra, e o caminho é retomarmos as obras inacabadas que vão gerar milhares de empregos“, disse o prefeito.
Fernando Jordão ainda disse que “é importante continuarmos na luta em defesa do conteúdo nacional e para trazer novas obras para o Rio e em especial para Angra dos Reis, mas hoje elas são questões mais difíceis de conseguir em curto prazo. Infelizmente essa é uma realidade mais complicada de se conseguir êxito imediato“.

Para o presidente da Funtresve a participação e o envolvimento pessoal do prefeito de Angra nas articulações políticas em Brasília têm sido fundamental na luta pela retomada da geração de empregos no BrasFels. “Tem sido muito relevante a participação de Fernando Jordão neste processo em Brasília. Ele tem dado um peso político na mobilização de deputados federais do Rio em favor dos estaleiros do Rio e em especial pelos empregos no BrasFels“, comentou Fernando Figueiredo.
Após o encontro com Rodrigo Maia, a deputada Soraia Santos, que preside uma frente parlamentar de defesa da indústria naval, comentou que teve a promessa do presidente da Câmara Federal, de que será recebida em audiência, no Palácio do Planalto, pelo presidente da República Michel Temer, na próxima sexta-feira, 18, para tratar da questão que afeta diretamente os empregos no estaleiro BrasFels, em Angra dos Reis.