Ateneu ganha nova sede

Espaço na Casa Larangeiras foi reformado e adaptado para receber o acervo que conta a história da cidade

Quinta-Feira, 09/08/2017 | Superintendência de Comunicação

Ontem (08) foi dia de festa na Casa Larangeiras, principalmente para os amantes da literatura. É que a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio) entregou ao Ateneu Angrense de Letras e Artes um espaço totalmente revitalizado e adaptado para receber todo o acervo da entidade. A instituição estava funcionando em uma sala na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que já não estava mais comportando todo os livros, objetos, obras de artes entre outros itens que contam a história de Angra dos Reis e dos seus personagens mais queridos e importantes na literatura angrense. O evento reuniu personalidades da sociedade, secretários de governo, vereadores e o prefeito da cidade, Fernando Jordão.
A nova sede do Ateneu fica em uma parte do grande salão de exposição da Casa Larangeiras, no térreo do prédio que abriga a Secretaria de Cultura, transformando o local em uma espécie de “centro cultural”, bem de acordo com a intenção de Fernando Jordão quando, em 2005, como prefeito da cidade também naquela ocasião, comprou o imóvel por considerá-lo de grande importância para a preservação da história da cidade. Para viabilizar a reforma que transformou o local, a equipe da Secretaria contou com a ajuda do SAAE. O diretor presidente do SAAE, Paulo César de Souza, entregou uma placa em homenagem aos que, com muita garra, são responsáveis pelos 44 anos de Ateneu. “É um espaço sagrado, que reúne tudo sobre Angra e deve ser preservado”, frisou Paulo César.
O prefeito Fernando Jordão disse estar orgulhoso de entregar este espaço para o Ateneu. “Fico muito feliz de estar aqui entregando este espaço para o Ateneu, que é uma entidade tão importante para a cidade e que agora está mais próxima da população, na Praça Zumbi dos Palmares e quem sabe assim atrairá a atenção dos jovens, que são os que poderão dar continuidade a este belo trabalho de preservação da memória angrense. Desejo a todos muito sucesso nesta nova sede”, declarou o prefeito Fernando Jordão.
O presidente do Ateneu, Mauro do Nascimento dos Santos agradeceu frisando que o espaço inaugurado é uma conquista do coletivo. “Este espaço é a conquista do coletivo e para ele estar bonito deste jeito, muita gente ajudou. Só tenho a agradecer e dizer que as portas estão abertas para todos que desejarem conhecer a história da cidade e o nosso acervo”, enfatizou Mauro.
A abertura das portas do Ateneu foi acompanhada por dezenas de pessoas, entre elas, os vereadores Kamú, Titi Brasil, Canindé e Gedai, entre outros. O evento também contou com as presenças de vários secretários municipais, tais como o de Governo e Relações Institucionais, Marcus Veníssius Barbosa, que na época da aquisição da Casa Larangeiras pela Prefeitura, era secretário de Cultura; o de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello; o da Secretaria Executiva de Cultura, João Willy; a procuradora Geral, Márcia Paiva; entre outros.