Servidores participam de workshop sobre licitação

Secretaria Executiva de Planejamento pretende realizar diversos cursos durante o ano abordando vários temas

Quinta-Feira, 04/08/2017 | Superintendência de Comunicação

A Secretaria de Governo e Relações Institucionais, através da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Estratégica, iniciou ontem (3) a série de workshops que será realizada durante o ano com o objetivo de aumentar a eficiência da gestão pública, melhorar as entregas e resultados, dando mais agilidade aos processos internos. No encontro de ontem, que ocorreu na sala de gerenciamento de crise da Defesa Civil, foi relacionado ao tema Licitação.
Participaram deste primeiro curso, servidores da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, Planejamento e Gestão Estratégica, Procuradoria Geral do Município, Controladoria, representantes da Licitação do SAAE, Hospital da Japuíba, Secretaria de Saúde, TurisAngra, Administração (com toda a Equipe da Superintendência de Gestão de Suprimentos), Educação e Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. Além das discussões sobre o tema central, os participantes debateram ainda subtemas como Pregão Eletrônico, Pesquisa de Preço, Fiscalização de Contratos, Revisão de Fluxos, Normas e Procedimentos/Modelos Padrões. Neste primeiro workshop, houve a palestra do Procurador do município, Erick Halpern, sobre “Erros mais comuns em Licitações“ e, sempre que for possível, haverá um participante externo especialista.
Serão convidados profissionais envolvidos na área, que poderão promover mudanças organizacionais e apontar as principais dificuldades, gargalos e problemas na área, no tema do Workshop e em sua maioria, os cursos terão de cinco a 15 pessoas participando e os envolvidos avaliarão os casos, experiências, as normas e referenciais seguidos, o formato de trabalho adotado atualmente e apontamentos feitos; avaliando a melhor forma das soluções dos problemas.
Os próximos workshops que serão organizados no decorrer do ano, abordarão temas como Desburocratização; LAI e Transparência; Regularização Fundiária; Parcerias Público Privada – PPP; Gestão do CAUC. Controle Interno; TI (Governo Eletrônico e PDTI); Central 156 e Ouvidoria; Custos por Secretaria (Case SAAE); Programas e Projetos (Dimensionamento Estratégico); Metas, Indicadores e Resultados; Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida no Trabalho; Formação e Qualificação Permanente; e Improbidade Administrativa.
- Saímos deste primeiro Workshop com decisões importantes como a elaboração de um Termo de Referência Padrão; Revisar a minuta padrão de contrato e de edital; Aumentar a proximidade do Jurídico com o técnico da área; Clareza no papel de cada um nos processos licitatórios e a importância da integração em busca de um bem comum, a eficiência na gestão pública; e busca de formação na área para os envolvidos. Os interessados devem procurar o secretário de sua pasta, - salientou o secretário Executivo de Planejamento e Gestão Estratégica, André Luís Pimenta.