Valorizando a produção orgânica do município

Empresários do Polo Gastronômico, de pousadas, restaurantes e hotéis vão comprar os produtos dos agricultores locais

Quarta-Feira, 02/08/2017 | Superintendência de Comunicação

Na última segunda-feira, 31, integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), do Sistema FIRJAN e do Polo Gastronômico de Angra dos Reis, fizeram uma visita ao Sítio Rancho Doce, no bairro Zungú, onde tiveram um encontro com um grupo de agricultores do município, do setor de produtos orgânicos.
A proprietária do Sítio Riacho Doce, Marilis da Conceição Pereira, acompanhada de outros produtores da agricultura orgânica, recepcionou o grupo, e entre os empresários estavam donos e representantes de restaurantes, hotéis e pousadas e do Polo Gastronômico do município. A aproximação faz parte de uma estratégia da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca, para formalizar uma parceria dos empresários com os agricultores, para a comercialização dos produtos orgânicos da cidade, aos restaurantes, pousadas e hotéis de Angra.
Os empresários ficaram bem impressionados com a qualidade da produção orgânica dos agricultores, e será fechada uma parceria para que o setor compre os alimentos orgânicos, escoando, assim, no próprio município, a produção local. Os agricultores já comercializam os seus produtos desde 1º de julho, todos os sábados, das 8h às 12h, na Feira Orgânica e Cultural, na Praça Zumbi dos Palmares, e essa nova parceria vai fortalecer ainda mais os agricultores de Angra.
O diretor regional do Sistema FIRJAN, Eduardo Ferreira, que esteve no encontro no Sítio Rancho Doce, disse que irá ajudar os pequenos produtores na organização da logística e de certificações. O gerente geral do Vila Galé, Alexandre Magno, já acertou todos os detalhes com os agricultores para a compra dos produtos orgânicos, que passarão, agora, a abastecer o hotel, na alimentação dos hospedes.
Todos os empresários gostaram muito de conhecer pessoalmente o procedimento de cada produto orgânico.
“Acreditamos que ações como esta são a melhor forma de ajudar os agricultores locais no escoamento e comercialização de seus produtos“, disse Marcelo Gomes, diretor de Relações Institucionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O encontro foi organizado pela Prefeitura de Angra, em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através de seu superintendente, Essiomar Gomes, em busca do desenvolvimento econômico do município.