Curso de medicina em Angra é confirmado em ato em Brasília

O secretário de Saúde, Renan Vinícius, participou junto com representantes da Estácio de cerimônia no Palácio do Planalto. As aulas começam no dia 28

Quarta-Feira, 02/08/2017 | Superintendência de Comunicação

O governo federal autorizou em cerimônia realizada nesta terça-feira (1º), no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Michel Temer, dos ministros da Educação, Mendonça Filho, e da Saúde, Ricardo Barros, a abertura de 11 novos cursos de medicina, com um total de 710 vagas, e entre eles está Angra dos Reis, com a Universidade Estácio de Sá.
O secretário de Saúde do município, Renan Vinícius Santos de Oliveira, participou do ato de autorização em Brasília, juntamente com representantes da Estácio, como Silvio Pessanha Neto, coordenador Nacional de Cursos de Medicina; Ane Oliveira, Relações Institucionais; Cipriana Nicolitt, vice-reitora; e Robson Melo, diretor de Regulação da universidade. Ainda participaram da cerimônia no Palácio do Planalto, pelo Ministério da Educação, Felipe Sartori, secretário Executivo Adjunto do MEC; e Luiz Rogério, diretor da Secretaria de Regulação e Supervisão do MEC.
“A conquista da Faculdade de Medicina representa uma importante oportunidade para Angra dos Reis, onde teremos condições de enriquecer nossa assistência à saúde. Estamos trabalhando intensamente nessa parceria, de forma a fazer com que o curso seja com responsabilidade social. Conquistamos ainda seis vagas com bolsa integral para alunos nascidos e residentes em Angra. A faculdade será ainda uma grande alavanca para o desenvolvimento econômico do município“, disse Renan Vinícius, secretário de Saúde.
O coordenador Nacional de Cursos de Medicina da Estácio, Silvio Pessanha Neto, falou do entusiasmo da universidade com a abertura do curso em Angra. “Estamos muito motivados, pois, a partir de agosto deste ano, começa a operar em Angra dos Reis nosso Curso de Medicina, equipado com o que existente de mais moderno em educação médica, visando à formação de profissionais competentes para qualificar a assistência à população do município e região“.
Além de Angra dos Reis, o evento de ontem autorizou a implantação de cursos de medicina nas cidades paranaenses de Campo Mourão e Pato Branco; nos municípios do Rio Grande do Sul, Novo Hamburgo e São Leopoldo; e nas cidades paulistas, Araras, Guarulhos, Mauá, Osasco, Rio Claro e São Bernardo. Os novos cursos são parte de um edital do governo federal, que oferecerá, ao todo, 2.305 vagas em vários estados. Ao final da implantação do previsto no edital, serão 36 autorizações para abertura de novos cursos.


Inscrições para o vestibular

O vestibular de medicina da Estácio vai acontecer no dia 19 de agosto, com as provas acontecendo na unidade de Angra de 13h30 às 18h30, no Campus Angra dos Reis, situado na Avenida dos Trabalhadores, 179, Jacuecanga, e o candidato deverá consultar a sala onde fará a prova no Cartão de Confirmação de Inscrição – CCI, disponível após 48h do pagamento da taxa de inscrição, no site www.estacio.br/medicina. Os candidatos a vestibulandos já começaram a se inscrever desde o dia 26 de julho e quem ainda não fez a inscrição, poderá fazê-lo até às 15h do dia 15 de agosto. As aulas vão começar no dia 28 de agosto.
Ao todo são 55 vagas anuais para o curso de medicina, sendo seis para candidatos concorrentes a bolsas integrais, que deverão seguir os seguintes critérios básicos para ter direito a bolsa: a inscrição terá que ser presencial, não pode ser feita pela internet; a pessoa tem que ser natural de Angra e moradora da cidade; não pode já ter um curso superior; e a renda familiar Per Capita não pode exceder um salário mínimo e meio, ou seja, renda de no máximo R$ 1.405,00.
A inscrição para quem não está concorrendo a bolsa integral pode ser feita pela internet, através do site da Universidade Estácio de Sá (www.estacio.br/medicina), em formulário específico disponível na página. Após o preenchimento do cadastro, o candidato precisa imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 550. Para quem não tiver meios de acesso à internet poderá dirigir-se à secretaria de qualquer Campus da Universidade Estácio de Sá, ou em qualquer Instituição conveniada do Grupo Estácio e solicitar sua inscrição.