Dia do Pescador foi celebrado com almoço e homenagens

Evento aconteceu neste domingo, 2, na Propescar, e no cardápio não podia faltar o peixe

Quarta-Feira, 03/07/2017 | Superintendência de Comunicação

O Dia do Pescador, celebrado em 29 de julho, foi comemorado pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca, neste domingo, 2, na Propescar (Cooperativa de Produtores da Pesca de Angra dos Reis), com um almoço e homenagens a pescadores. No cardápio, é claro, não poderia faltar o peixe.
Os Pescadores foram com suas famílias e puderam saborear 2.000 sardinhas fritas como entrada, e tendo como pratos principais filé de peixe com molho de camarão e frango com creme de milho. Representando a classe, três pescadores tradicionais foram homenageados no almoço. Célio Pires, Ronaldo de Souza Viana e Nicanor Benedito dos Reis, conhecido como Sr. Doca. Eles receberam placas com mensagens de agradecimento pela grande contribuição que deram ao setor pesqueiro do município.
Muitas autoridades foram prestigiar o almoço como o secretário de Governo e Relações Institucionais, Marcus Venissius Barbosa, que foi representar o Prefeito Fernando Jordão, o presidente da TurisAngra (Fundação de Turismo de Angra dos Reis), Carlos Vasconcelos, o Peninha, além do anfitrião do evento, o secretário Executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Wagner Junqueira. A Câmara Municipal foi representada pelo seu presidente, José Augusto, e também os vereadores Titi Brasil, Canindé do Social e Gedai.
Quem também prestigiou o almoço pelo Dia do Pescador foi Essiomar Gomes, superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ainda vice-presidente da Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro). Do presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras do Rio de Janeiro), Marcos Diaz, O diretor de Designer da Globo, Hans Donner e o artista plástico Angrense, Paulo de Lira, também prestigiaram o evento.
A Prefeitura de Angra teve o apoio de importantes parceiros para a realização do almoço como a Propescar, a OCB, Fecomércio, Castro Industrias, Gelo Odaka, Ambig (Associação dos Maricultores da Baía da Ilha Grande), Supergasbrás, e Posto Golfinho. O governo municipal teve custo zero no evento, provando mais uma vez que a realização de eventos precisa ser feita com parcerias e sem custos para os cofres públicos, principalmente neste momento de crise.
O secretário Wagner Junqueira, destacou a importância da festa. “Devemos buscar a união do setor. A base da história de Angra está na pesca. Foram os pescadores que descobriram esta cidade. Estamos de portas abertas para esta categoria, pois só somando esforços alcançaremos o sucesso”, disse Wagner.
O secretário de Governo, Marcus Veníssius, lembrou da importância para Angra, na boa relação entre a pesca e o turismo. “A pesca precisa conviver com o turismo, por isso, Hans Donner, não se ausente de Angra dos Reis! Neste dia, quero lembrar que, como falou o presidente da Câmara, muito mais que comemorações, precisamos de investimentos. Saio daqui com o compromisso de somar esforços para dar um jeito neste monstro”, disse o secretário de Governo, referindo-se ao cais hoje existente na Propescar, que não dá condições de trabalho aos pescadores.