Caputera receberá melhorias

O secretário Bento ouviu as reivindicações dos moradores, e da associação de moradores

Terça-Feira, 14/11/2006 | Superintendência de Comunicação .

Os moradores da Caputera saíram animados da reunião que tiveram com o secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, na noite de segunda-feira, 13, no bairro. O secretário, que foi recebido pelos representantes da Associação de Moradores e Amigos da Caputera (AMAC), o Presidente Arílson Forster Inocêncio, e o Diretor Social, Eronides Vicente, se comprometeu a atender uma série de reivindicações feita pelos moradores. Entre elas, a ampliação do Posto de Saúde e saneamento básico.
    Para garantir soluções aos questionamentos dos moradores, o secretário Bento, responsável pela integração entre as secretarias do governo municipal, foi acompanhado pelos representantes da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (FuSar), da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos, da Secretaria de Obras, do SAAE, da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e das regionais do bairro e do posto de saúde.
      O encontro no bairro se realizou 24 dias após a visita de uma comissão formada pelos membros da associação ao secretário Bento.
     - Levamos ao secretário uma pauta com reivindicações e ele veio até aqui conversar com a comunidade. Muitas vezes fomos ao poder público e nem fomos recebidos, muito menos atendidos. Mas agora no governo Fernando Jordão, as coisas são diferentes - lembra o Diretor Social da AMAC, Eronides Vicente.
      Entre as reivindicações de competência do poder público consideradas como prioritárias estão: saneamento básico do bairro; ampliação do posto de saúde que atende como Programa de Saúde da Família (PSF); nova cobertura do pátio da escola; área de esporte e lazer; pavimentação de algumas ruas e iluminação pública. De não competência da Prefeitura, mas que o secretário Bento se comprometeu em interceder junto às empresas para atender a comunidade estão: mais orelhões e rede de telefonia fixa; mais horários de ônibus e uma agência dos Correios.
     - Fizemos um estudo prévio das reivindicações, e estamos aqui para dar satisfação sobre o que foi solicitado pela comunidade. Ao longo do tempo vamos resolver os problemas, não só da Caputera, mas de outros bairros do Município, - antecipou o secretário Bento que cobrou respostas dos representantes das secretarias presentes.
      Vingle Neves, o subsecretário de Obras, adiantou que o a obra do telhado da escola já está planejada, como também a ampliação do posto. A continuidade da pavimentação será realizada em mais duas ruas. Os croquis das obras foram afixados a um quadro.
      - O Posto de Saúde vai receber ampliação: serão três consultórios médicos; um gabinete odontológico; salas para vacinas, curativos e reuniões. Os recursos nós já temos, só não foram liberados por Brasília por causa das eleições. Mas até junho do ano que vem o posto estará operando, - complementou o Presidente da FuSar, João Domingos.
       O secretário de Cultura, Esportes e Eventos, Marcus Venissius Barbosa, adiantou que pode levar para o bairro vários pólos de cultura, lazer e esportes, basta que a associação em comunhão com a comunidade defina quais atividades desejam. Um pólo de desenho já atende na comunidade 170 pessoas.
        Quanto ao saneamento básico, o diretor do SAAE, Alberto Marcatti, garantiu que o projeto está pronto e no ano que vem deve ser implementado.
       Uma boa notícia dada pelo secretário Bento aos moradores do bairro é que eles poderão se inscrever para o programa de Inclusão Social. São 25 vagas para a Caputera no Centro de Inclusão Digital que será inaugurado em 15 dias em Jacuecanga.

Secretarias relacionadas: