Adefar completa 20 anos

Bento Pousa Costa, Célia Jordão e João Domingos são homenageados na festa com certificado Amigo do Deficiente

Segunda-Feira, 13/11/2006 | Superintendência de Comunicação .

O Secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa; a Secretária de ação Social, Célia Jordão; e o Presidente da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (FUSAR), João Domingos, marcaram presença na festa pelos 20 anos da Associação dos Deficientes Físicos e Amigos de Angra dos Reis (Adefar), sábado, dia 11, no Instituto Serenar.
Durante a cerimônia de lançamento do site da Adefar (www.adefar.org.br) e da revista comemorativa ao aniversário da associação, presidida por Ricardo Dutra, Bento, Célia e João Domingos foram homenageados com o certificado do Amigo do Deficiente.
João Domingos ressaltou que o trabalho realizado pela Adefar é de grande destaque no cenário nacional.
- Ricardo Dutra é, sem dúvida, um grande lutador por desenvolver este trabalho tão especial. Agora, o nosso desafio é integrar totalmente o trabalho da rede municipal de saúde com o da Adefar -, disse João.
Célia também destacou a persistência de Ricardo Dutra e destacou o Programa de Reabilitação em Eqüoterapia que a Adefar desenvolve com a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social.
- Trabalhar em parceria com a Adefar é muito gratificante porque, liderada por Ricardo, a associação leva tudo muito a sério e com muito amor -, ressaltou Célia.
Bento destacou as dificuldades pelas quais a Adefar deve ter passado sem a parceria da Prefeitura.
- Eu me orgulho de trabalhar num governo que tem um convênio firmado com uma associação como a Adefar. Imagino que se ainda há dificuldades hoje para o desenvolvimento deste trabalho, sem o envolvimento da Prefeitura devia ser muito mais difícil. Por isso, Ricardo é um vencedor! Estamos trabalhando juntos e temos projetos para facilitar cada vez mais a vida de quem tem deficiência. Um dos projetos em que estamos empenhados é em relação à locomoção, estudando com a empresa Viação Senhor do Bonfim, a acessibilidade aos ônibus da empresa -, disse Bento, colocando à disposição do presidente da Adefar.
Ricardo Dutra, emocionado, agradeceu a cada um dos presentes e envolvidos na construção da história dos 20 anos da Adefar.
A festa de aniversário da Adefar começou às 9h com diversas ações sociais como corte de cabelo, massagem, aurículo, glicose, audiometria, biofotogrametria, cinesioterapia, saúde bucal e IMC. Também houve oficinas de pintura, recreação, bola mania, técnicas circenses e jogos lúdicos. Durante todo o dia houve área de lazer com tirolesa, cesta, sinuca, pingue-pongue, cama elástica, pula-pula, malabaristas e muito mais.
O encerramento da festa contou com a apresentação da Cia de Dança Corpo em Movimento, da bailarina Aline Tomás (primeira bailarina de balé clássico do Brasil com Síndrome Down) e show com o cantor David Valente.

Secretarias relacionadas: