Gerenciamento Costeiro-GerCOc

Prefeitura e FBCN iniciam reuniões setoriais para o Sistema de Gerenciamento Costeiro e Orgânico de Angra

Segunda-Feira, 30/10/2006 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, e a Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza (FBCN), deram início ao Programa de Reuniões Setoriais para a implantação do Sistema de Gerenciamento Costeiro e Orgânico de Angra dos Reis (GerCOc).
A primeira reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 30, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. O turismo foi o tema deste primeiro encontro e contou com a participação de diversos representantes do setor, principalmente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (Turisangra) e da sociedade civil organizada, inclusive da Ilha Grande.
O coordenador do Programa de Reuniões Setoriais, Sérgio Annibal, apresentou aos presentes a importância da implantação do GerCOc para o desenvolvimento do município, bem como a imprescindível relevância dos segmentos sociais na elaboração da lei de gerenciamento.
A implantação do GerCOc é um dos principais objetivos do secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, que vem trabalhando intensivamente desde o início do ano com a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elizabeth Brito, para a concretização da lei. Isso porque Bento sabe da relevante dependência social e econômica que Angra dos Reis tem em relação ao uso do espaço marinho. Os poderes executivo e legislativo locais necessitam urgentemente estabelecer critérios para o gerenciamento costeiro e oceânico para a indução do desenvolvimento ordenado das atividades portuárias, navais, marítimas, pesqueiras, turísticas, urbanísticas, educativas e ambientais.
Programação das reuniões
As próximas reuniões setoriais estão marcadas para terça-feira, dia 31 de outubro, com os setores de Marinas, Capitania dos Portos e Estaleiros; segunda-feira, dia 6 de novembro, com os condomínios; terça-feira, dia 7 de novembro, para o Porto, Petróleo e Pesca; sempre às 9h. Já a reunião com o Conselho Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (CMUMA), no sábado, dia 11 de novembro, será às 17h. A reunião com as instituições ambientais (Feema, IEF, Ibama e outros), será na segunda-feira, dia 20 de novembro, às 17h. Todos os encontros acima serão no CEA. Finalizando o Programa de Reuniões Setoriais, na terça-feira, dia 21 de novembro, será realizada uma reunião na Câmara Municipal, às 11h.

Secretarias relacionadas: