Curso gratuito de informática

Cerca de 600 alunos receberam o diploma do TECL@R

Sexta-Feira, 27/10/2006 | Superintendência de Comunicação .

Mais uma vez, a cerimônia de entrega dos certificados do curso gratuito de informática Inici@ar foi marcada por emoção e alegria. O curso faz parte do amplo Programa de Inclusão Digital Tecl@ar - Tecnologia no Litoral de Angra dos Reis, desenvolvido pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Integração Governamental. Na noite de quinta-feira, dia 19, o Teatro Municipal Câmara Torres ficou lotado de formandos da quarta turma do Inici@ar. Desta vez foram 585 pessoas que passaram a ter conhecimentos básicos em informática, através deste programa audacioso da Prefeitura de Angra.
Entre os presentes, o prefeito em exercício, Jorge Gonçalves Bernardo (pois o prefeito Fernando Jordão está em viagem à China para uma feira de negócios); o idealizador do Tecl@ar, o secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa; a subsecretária de Informática, Liliane Salomão Fernandes; o subsecretário de Políticas de Governo, Diogo Ruiz, o presidente da câmara, Carlos Augusto Pinheiro; os vereadores Marco Aurélio Vargas, Elias José Rahba (Fiote) e Ricardo Dutra; além de diversos presidentes de Associações de Moradores – através das quais são feitas as inscrições para o curso.
Bento abriu o evento informando que o Tecl@ar de Angra está entre os cinco melhores programas de inclusão digital da América Latina.
- Esperamos que até o final do ano sejamos o primeiro município da América Latina em inclusão digital. Exatamente pelo que estamos realizando hoje aqui e pelos projetos que temos. Com o direito da Embratel em concorrer com a Telemar para a exploração o sistema de banda larga para acesso à Internet, estamos firmando uma parceria técnica para o desenvolvimento de uma rede lógica de informação. Até o momento, a Telemar cobre apenas um quilômetro para quem quer usar a banda larga através o seu serviço Velox, mas a Embratel quer agora cobrir o restante. Isso possibilitará a integração de um sistema lógico de informações dos serviços da Prefeitura. Desta forma poderemos distribuir totens pelo município para que o cidadão também possa obter informações sobre todos os serviços públicos municipais -, adiantou Bento.
O secretário também ressaltou que já no próximo mês serão abertos mais três novos bairros: Perequê, Verolme e Vila do Abraão (Ilha Grande). Também está prestes a ser instalado um em Monsuaba e dois na Japuíba, segundo Bento. Outra novidade anunciada pelo secretário foi o Centro de Inclusão Digital Itinerante, ou seja, um ônibus com 12 computadores vai até os bairros mais distantes para atender seus moradores.
Já o prefeito em exercício, lembrou que em 1980, a menos de três décadas, ele fez um curso teórico de computação em Angra. Segundo Jorge Bernardo, para ter acesso à máquina era necessário ir ao Rio de Janeiro.
- Hoje estamos nesta cerimônia entregando certificados aos que, graças Programa de Inclusão Digital Tecl@ar, tiveram a oportunidade de saber usar um computador com aulas práticas. Isso é um grande avanço, que mostra a seriedade do nosso governo através de investimento na inclusão digital. Desta forma estamos contribuindo para o desenvolvimento do cidadão e na sua formação para uma busca mais justa por trabalho, já que hoje em dia a informática está em todos os momentos de nossas vidas -, disse.
O primeiro certificado foi entregue aos alunos da Educação Especial, que também estão inseridos no Programa de Inclusão Digital, Luciano da Costa e Narciso dos Santos. O terceiro aluno da Educação Especial, Sandro Luiz de Carvalho não pôde estar presentes. Depois um aluno representante de cada comunidade recebeu o certificado das mãos do secretário Bento e do prefeito em exercício Bernardo. Os demais receberam o certificado ao final ao final da cerimônia.
Dentre os 513 formando, além dos alunos da Educação Especial, havia pessoas do Camorim Grande, Camorim Pequeno, Areal, Balneário, Banqueta, Belém, Nova Angra, Bonfim, Campo Belo, Enseada, Vila Nova, Morro da Fortaleza, Gamboa, Vila Vitória, Morro do Campo Belo, Praia do Anil, Belém, Vila Velha, Morros da Glória I e II, Morro da Carioca, Morro do Peres, Morro da Caixa D’Água, Morro do Santo Antônio, Morro do Tatu, Serra D’ Água, Marinas, Japuíba, Encruzo da Enseada, Sapinhatubas I e III, Zungú, Morro Castelo, e das entidades Amigos do Campinho, Associação das Donas de Casa e Associação dos Deficientes Físicos de Angra dos Reis.
Assim que assumiu seu segundo mandato e pensando na importância que a informática tem atualmente na vida das pessoas, o Prefeito Fernando Jordão determinou ao secretário Bento que desenvolvesse um projeto para que todos tivessem acesso ao mundo digital. Bento foi muito além daquilo que o Prefeito lhe designou, elaborando e colocando em prática o Programa de Inclusão Digital Tecl@ar. Dele fazem parte projetos e ações que facilitam a interação de pessoas de baixa renda com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O objetivo é o desenvolvimento intelectual (educação, formação, geração de conhecimento, participação e criação) e para o desenvolvimento de capacidade técnica e operacional de toda a população e, principalmente, dos que mais precisam.

Secretarias relacionadas: