Por um trânsito justo e seguro

Prefeitura e CETRAN realizaram evento para integrar toda a sociedade no Sistema de Trânsito

Quarta-Feira, 25/10/2006 | Superintendência de Comunicação .

Integrar toda a sociedade na busca de um Sistema de Trânsito seguro e participativo foi o principal objetivo do encontro realizado em Angra dos Reis durante toda quarta-feira, dia 25, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), Praia da Chácara. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos – Subsecretaria de Transporte e Trânsito – em parceria com o Conselho Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro – CETRAN/RJ).
Com o tema Integração Por Um Trânsito Mais Justo o encontro foi aberto pela subsecretária de Transporte e Trânsito, Rita de Cássia Oliveira Assis, e pelo presidente do CETRAN/RJ, José Henrique Viana.
Rita ressaltou a importância do envolvimento de todas as pessoas nos assuntos relacionados ao trânsito, sejam profissionais da área, motoristas ou pedestres.
- O trânsito faz parte da vida de todas as pessoas, pois em na sociedade atual ele está inserido em nosso dia-a-dia. Por isso, é tão importante a participação de toda a sociedade por um Sistema de Trânsito mais seguro, com responsabilidade e zelo pela vida -, disse Rita.
José Henrique Viana disse que a idéia do evento nasceu da preocupação do CETRAN/RJ em estreitar o relacionamento com os municípios e transmitir informações sobre o Sistema de Trânsito, o que veio acrescentar em muito aos objetivos da Prefeitura de Angra em melhorar ainda mais o trato responsável que já vem tendo sobre este assunto.
O CETRAN, que é subordinado à Secretaria de Estado de Segurança Pública, tem como competências cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito; elaborar normas em seu âmbito; responder consultas relativas à aplicação da legislação e dos procedimentos normativos do trânsito; estimular e orientar a execução de campanhas educativas; julgar recursos; entre outras.
Foi um dia todo voltado para esclarecimentos sobre o Sistema Nacional de Trânsito e suas áreas de interesse como engenharia, educação, sinalização viária, autos de infrações e procedimentos administrativos, transporte público e de cargas, medicina do tráfego versus acidente de trânsito, entre outras.
As palestras foram ministradas por conselheiros do CETRAN/RJ, que possuem grande conhecimento teórico e prático em relação às questões do trânsito. Entre os participantes do encontro, além de pessoas da sociedade em geral, também estavam funcionários da Subsecretaria de Transporte e Trânsito, e operadores municipais de trânsito. Um grande debate encerrou o encontro.

Secretarias relacionadas: