Angra implanta SISPLAMTE

Sistema de informações visa subsidiar ações para o desenvolvimento municipal

Quarta-Feira, 25/10/2006 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra está implantando no município o Módulo-Base do Sistema de Informações Georreferenciadas SISPLAMTE (Sistema de Planejamento e Monitoramento Territorial). Para isso, vai contar com a consultoria especializada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/NUSEG). O sistema, que tem previsão de implantação de seis meses, visa subsidiar ações, no campo de desenvolvimento municipal, rural-urbano integrados. 
            O Módulo-Base consiste em imagens de satélites de alta (para atender ao projeto dos morros da cidade) e baixa resolução (utilizada no restante do município) para que possa ser feita a base cartográfica 2006.
            Atualmente a Prefeitura possui a base cartográfica 2002. Com a implantação do sistema será possível fazer a comparação dos dados relativos aos meios físico, biótico, sócio-econômico e aspectos jurídicos/institucionais com o ano em vigor.
Segundo o secretário de Obras, Cláudio Sírio (Ferreti), o SISPLAMTE é uma ferramenta gerencial, de forma que os dados obtidos sejam sistematizados para que aconteçam as tomadas de decisões e melhore a gestão das políticas públicas implementadas pelo governo, favorecendo principalmente no desenvolvimento do projeto dos morros.
- O SISPLAMTE é um projeto do município, não só de um governo. Posteriormente outros governos darão continuidade, atualizando sempre o banco de dados no sentido de transformar esses dados em informações de fácil acesso –, comenta Ferreti.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, o INCRA, o GEO-RIO e os municípios de Quissamã, Três Rios e Rio das Ostras já fizeram a sua parceria com a UERJ/NUSEG e hoje dispõem do SISPLAMTE.
A equipe de coordenação de projeto da Prefeitura de Angra é formada pelos secretários de Integração Governamental, Bento Pousa Costa; de Obras e serviços Públicos, Cláudio Sírio (Ferreti); de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elisabeth Brito; de Habitação, Arthur Jordão; de Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares; pelo diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Carlos Alberto Marcatti, e pela Gerente de Planejamento Estratégico, Luciene Rabha.

Secretarias relacionadas: