Ilha Grande premiada com festa no Rio

O prefeito Fernando Jordão, o secretário Bento, Manoel Francisco e Ricardo Dutra receberam a placa

Quinta-Feira, 04/10/2007 | Superintendência de Comunicação .

            A vista maravilhosa do Rio de Janeiro, abaixo do Morro da Urca, e do Cristo Redentor acima, foi o cenário perfeito para receber os representantes das 7 Maravilhas do Rio, que foram premiados pelos jornais “O Globo”, “Extra”, “Expresso” e “Globo Online”, na quarta-feira, 3, no Pão de Açúcar. O prefeito Fernando Jordão e o secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, foram receber a premiação, acompanhados do presidente da TurisAngra, Manoel Francisco de Oliveira e do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Dutra.
            Também estiveram presentes à festa para receber a premiação, a presidente da Fundação Teatro Municipal, Carla Camurati, os sub-prefeitos da Zona Sul, Marcelo Maywald e Mario Felippo Júnior, o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo e a diretora do Museu Imperial, Maria de Lourdes Parreiras, Liszt Vieira, presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico, Maria Ercília de Castro e a diretora-geral da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar.
            A cerimônia de entrega das placas comemorativas foi aberta pela diretora Executiva do Globo, Sandra Sanchez.
            - Precisávamos realizar uma ação que despertasse o olhar para o Rio de Janeiro, e conseguimos graças ao empenho de todos. E a nossa recompensa maior por este trabalho foi a valorização do Rio. Vamos pensar em novas ações que resgatem as coisas boas que o estado tem, - disse a anfitriã.
            A disputa foi acirrada entre os concorrentes para ficar entre as sete primeiras colocações do concurso. No total foram dados 420 mil votos só na segunda fase.
            -Estamos muito felizes de recebermos este prêmio, que na verdade pertence a todos os que dedicam carinho e atenção para com a nossa cidade. A Ilha Grande é um patrimônio da humanidade e merece estar entre as sete maravilhas. Esta premiação foi a confirmação da sua importância no cenário nacional, - falou o prefeito Fernando Jordão que ao ser chamado para receber a placa, quebrou o protocolo e pediu que o secretário Bento, Manoel Frâncico e o presidente da Câmara, Ricardo Dutra, estivessem com ele.
            -Todos nós trabalhamos muito por este momento, - justificou o prefeito.      
         Com 35.669 votos a Ilha Grande foi eleita uma das 7 Maravilhas do Rio em campanha realizada entre os dias 29 de julho e 19 de setembro pelos jornais “O Globo”, “Extra”, “Expresso” e “Globo Online”. O resultado da campanha foi divulgado no domingo, dia 23, e a Ilha Grande ficou em segundo lugar na votação, atrás somente do Pão de Açúcar. Também foram eleitos, nessa ordem de votação, o Jardim Botânico, a Praia de Copacabana, o Museu Imperial de Petrópolis, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e o Aterro do Flamengo.
          Para eleger a terceira maior ilha do país como uma das 7 Maravilhas do Rio a TurisAngra realizou uma grande campanha entre os moradores de Angra e entre os admiradores desse pedaço do paraíso com praias exuberantes, riachos, cachoeiras, em meio a muito verde da Mata Atlântica e paisagens exuberantes. Na primeira fase da votação que aconteceu entre 29 de julho e 23 de agosto a Ilha Grande também ficou sem segundo lugar, atrás apenas do Pão de Açúcar. A segunda e última etapa aconteceu entre o dia 26 de agosto e 19 de setembro. Dessa vez além da Internet, através do site www.7maravilhasdorio.com.br, a votação também foi feita por telefones fixos e celulares.
          Na primeira fase a Ilha Grande concorreu com outros 29 lugares indicados por um júri   formado por 11 pessoas entre artistas, escritores, arquitetos, especialistas da área de turismo urbanistas, e editores dos jornais que realizam a campanha. Na segunda fase a Ilha concorreu com outros 14 lugares, dessa vez eleitos pelo público através da Internet. Foram 420.604 votos só na segunda fase. Paraty, cidade vizinha de Angra dos Reis, ficou em 12º lugar na apuração final e não entrou para o time das 7Maravilhas do Rio. A campanha é fruto da eleição do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro como uma das 7 Maravilhas do Mundo.

Secretarias relacionadas: