Árvores de Natal nos bairros

Prefeitura está convidando moradores para doarem garrafas pet para a confecção das árvores de Natal

Quarta-Feira, 03/10/2007 | Superintendência de Comunicação .

 
 
 
            A Prefeitura de Angra dos Reis está convidando toda a população para colaborar com a confecção das árvores de natal de material reciclável que estão sendo confeccionadas nas comunidades para enfeitar a entrada dos 13 principais bairros da cidade. Todas as pessoas podem colaborar entregando o maior número possível de garrafas pets de 2 litros nas sedes das subprefeituras de seus bairros. As mais bonitas árvores montadas pelos moradores serão premiadas pela Prefeitura. Cada árvore utilizará cerca de 12 mil garrafas pets.
            As árvores enfeitarão os trevos da Garatucaia, Monsuaba, Jacuecanga, Camorim, Entrada da Cidade, Praia do Anil, Morro da Cruz, Areal, Ribeira, Brachuy, Frade, Mambucaba e Serra DÁgua
            Os ornamentos das árvores de natal já estão sendo feitos por diversas equipes formadas por moradores e artesãos das comunidades, que trabalham aceleradamente no projeto, com a supervisão da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. As garrafas pets estão sendo cortadas, transformadas em flores e depois de pintadas serão os principais ornamentos das árvores.
             A confecção das árvores comunitárias faz parte do Projeto “Luz e Arte” da Prefeitura de Angra que ilumina e embeleza a cidade para um dos momentos mais bonitos e significativos do ano, que é o período natalino.  
            Neste ano, o projeto inovou e além da iluminação artística das ruas, praças e fachadas, está trazendo mais esta boa novidade para a cidade que é uma maneira positiva encontrada pela Prefeitura de Angra para unir as comunidades em um projeto artesanal e de conscientização ambiental, estimulando a reciclagem do lixo.
            A Prefeitura de Angra já está trabalhando há meses no projeto. O pontapé inicial foi dado no mês de julho quando a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Elizabeth Brito, se reuniu com diversos representantes de associações de moradores da cidade e das Subprefeituras do municípío para dar detalhes sobre o projeto de montagem e premiação das árvores.
            A Prefeitura premiará os grupos que confeccionarem as  melhores e mais bonitas árvores de natal. Os componentes das equipes vencedoras ganharão viagens para um final de semana completo em cidades turísticas do Brasil e para a Ilha Grande, a nossa grande sétima maravilha. O primeiro lugar ganhará uma viagem para Gramado (RS), o segundo para São Lourenço (MG), o terceiro para Penedo (RJ), o quarto para Paraty (RJ) e do quinto em diante para a baía da Ilha Grande. Todos os quatro primeiros grupos colocados também serão premiados com passeios pela baía de Angra.
            As comunidades que estão participando do projeto de montagem das árvores de natal estão sendo representadas por grupos de vinte pessoas dos bairros próximos aos trevos, como por exemplo, no trevo do Camorim participam moradores do Camorim e do Camorim Pequeno; no trevo do Morro da Cruz, os integrantes são moradores das comunidades dos Morros da Glória, da Cruz, do Encruzo e da Enseada e daí por diante. .
            Cada grupo tem uma artesã escolhida pela comunidade e treinada pela Secretaria de Meio Ambiente para coordenar os trabalhos nos bairros. A Prefeitura também mantém, junto às comunidades, a arquiteta Cláudia Maria Freitas, que é a coordenadora geral do projeto. Ela se reúne periodicamente com os grupos para passar todas as informações para que as árvores sejam construídas até o final de novembro no mesmo padrão e com a mesma beleza.
            A arquiteta que já desenvolve este tipo de construção de árvores com bastante desenvoltura está confiante no resultado final do trabalho.
_ Este projeto criado pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Meio Ambiente tem tudo para dar certo porque Angra já é por natureza uma das mais belas regiões do Brasil e do mundo e seus moradores são muito hospitaleiros por natureza. Acredito que vai ser fácil uni-los em torno do projeto que além de deixar a cidade bem mais bonita, vai ajudar na preservação ambiental retirando milhares de garrafas pets do meio ambiente e transformando-as em flores – afirmou ela.
            As árvores de natal terão cerca de 4 metros de altura e 4 metros de diâmetro. Serão enfeitadas por lâmpadas, holofotes e milhares de flores que serão feitas de garrafas pets pintadas nas cores branca, vermelha, verde e dourada. As comunidades ficaram livres para escolher o projeto de montagem e fazer as combinações das cores.
                O Projeto Luz e Arte, em sua totalidade, é realizado principalmente por 4 secretarias municipais: Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; Cultura, Esportes e Eventos; Turisangra; e Obras e Serviços Público. Através dele, a Prefeitura de Angra ilumina ruas e praças com motivos natalino , realiza concursos de fachadas e vitrines, constrói árvores nas praças e agora está inovando incentivando as comunidades a se unirem em prol de um projeto comum. O projeto é aberto para todas as pessoas que se interessarem. Mais informações nas associações de moradores de cada localidade, nas sedes das subprefeituras e na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura pelo telefone 3368-6354.

Secretarias relacionadas: