Novos projetos do TECL@R

Prefeitura de Angra amplia programa de inclusão digital que beneficia toda a população da cidade

Quarta-Feira, 14/03/2007 | Superintendência de Comunicação .

Angra dos Reis está se tornando mais um município do Estado que oferece o maior e mais qualificado programa de inclusão digital voltado para toda a população, servidores e visitantes, com cursos e acesso à internet através de Cyber Cafés Municipais, inteiramente grátis. A Prefeitura também está oferecendo um dos melhores portais de informação do Estado, através do site www.angra.rj.gov.br.
Quem comemora o fato é o Secretário de Integração Governamental Bento Pousa Costa que é o idealizador do Programa Teclar- Tecnologia ao Alcance de Todos no Litoral Sul Fluminense. O programa disponibilizará brevemente para a cidade diversos outros serviços através do Projeto Interlig@dos, novos canais de informação no Portal da Prefeitura, Projeto de Digitalização e Centro de Inclusão Itinerante. 
O programa já está entrando no segundo ano de funcionamento. Através dele Angra já ganhou 4 Centros de Inclusão Digital, todos com Cyber Cafés, nos bairros do Centro, Jacuecanga, Frade e Perequê. A Prefeitura já está se preparando para implantar 2 novos Centros na Grande Japuíba e 1 no Abraão (Ilha Grande).
Nos cursos oferecidos nos Centros de Inclusão já se formaram 4.297 alunos. Hoje estão matriculados nos cursos 1.817 pessoas. Eles são realizados em parceria com as Associações de Moradores que fazem as inscrições nos bairros e enviam os alunos para a Prefeitura. Os Cyber Cafés também são muito procurados e mais de 6.812 pessoas já usufruíram de seus serviços para obter diversos tipos de informação. Já o Portal da Prefeitura foi acessado até hoje por mais de 2 milhões de pessoas.
 
Projeto Interlig@dos
 
A Prefeitura está ampliando os serviços de inclusão digital e brevemente entregará para servidores e população novos serviços através do Projeto Interlig@ados. Através dele todas as secretarias , unidades de saúde, escolas, fundações e demais setores da Prefeitura poderão trabalhar integralmente em rede, facilitando a comunicação e agilização de diversas ações.
 O Interlig@ados também instalará terminais de auto-atendimento em locais públicos para que o contribuinte possa ter acesso a serviços diversos como guias, consultas de processos e outros disponibilizados no portal da Prefeitura.
Dentro dele também funcionará a Intranet que é um serviço voltado para o servidor municipal no portal da Subsecretaria de Informática, www.angra.rj.gov.br/si. Nele o funcionário do município poderá obter informações de seu interesse como formulários de solicitações de senhas e solicitação de suporte técnico, acesso direto aos sistemas de informatização da Prefeitura, boletins de notícias, agenda telefônica da Prefeitura, contra-cheques e outros serviços diversos a serem disponibilizados por cada secretaria .
Um blackbone próprio para a Prefeitura também é uma novidade que virá com o Interlig@dos. Com ele todo os setores da Prefeitura localizados no Centro funcionarão através de cabeamento por fibra ótica viabilizando mais integração entre as secretarias, fundações e autarquias municipais que poderão se comunicar em rede trafegando com dados, voz e imagem. Este serviço hoje é terceirizado. Com a disponibilidade da estrutura própria, o governo municipal estará reduzindo custos e ganhando em tecnologia. 
 
Novidades no Portal da PMAR
 
O Portal da Prefeitura www.angra.rj.gov.br é formado por 12 sistemas interativos, disponibiliza 2.080 páginas com informações de todo o município e está concorrendo na Firjan, com diversos municípios, como o site governamental mais completo e interativo do Rio de Janeiro. No ranking do Tribunal de Contas ele já é considerado como o terceiro do Estado em informações.
 Brevemente oferecerá um Canal para a população fazer denúncias de agressões ao meio ambiente. Através dele o denunciante poderá se comunicar diretamente com a Secretaria de Meio Ambiente e com a Turisangra para passar as informações.
O Portal também disponibilizará uma Ouvidoria Online onde todos poderão fazer perguntas à Prefeitura através de e-mails sobre quaisquer informações sobre serviços municipais, história, eventos, processos, dentre outros.
 Outra importante novidade que será oferecida dentro em breve pelo Portal será a Acessibilidade para Deficientes Visuais utilizando-se o Dos-Vox, que é um programa auditivo.
Mas o Portal não pára por aí. Está também viabilizando o “Projeto “Invista em Angra” que está sendo desenvolvido para atender a todos interessados, principalmente a grupos empresariais que estão pretendendo abrir negócios no município. Neste canal, todo o cidadão terá informações sobre número de comércio, empresas turísticas, escolas, e diversos outros interesses do ramo, em todos os bairros do município, com suas demandas, ofertas de público e demais in formações que são necessárias para atrair o desenvolvimento ordenado da cidade. 
 
Projeto de Digitalização e Centro de Inclusão Itinerante
 
Mais um projeto que já quase pronto para ser entregue para a população é o de Digitalização. Através dele, população e servidores municipais terão acesso a informações sobre documentos importantes do município, facilitando e agilizando o trabalho interno na Prefeitura e contribuindo para que o contribuinte possa também ter acesso a eles, sem precisar ir à Prefeitura para procurar informações.
O Projeto do Centro de Inclusão Itinerante ( em parceria com algumas empresas do município) também já está quase concluído. Ele será realizado através de um ônibus totalmente equipado com computadores que circulará nas comunidades mais distantes do Centro levando informações, disponibilizando a internet e cursos para as comunidades.
 
Para a Prefeitura de Angra, inclusão digital é direito de todo cidadão
 
O Programa de Inclusão Digital não é somente a menina dos olhos do Secretário Bento Pousa Costa. O Prefeito Fernando Jordão também é um apaixonado pela iniciativa que está abrindo o caminho da informatização para milhares de moradores da cidade que ganharam a oportunidade de se qualificar e entrar no mundo digital e, conseqüentemente, disputar vagas no mercado de trabalho em condições iguais com qualquer outra pessoa que tenha computador em casa e possa pagar cursos de informática. O programa também está tornando as ações do governo ainda mais transparentes e está beneficiando todo o contribuinte que paga seus impostos e quer saber como seu dinheiro está sendo empregado.
 

Secretarias relacionadas: