Segurança Alimentar

Prefeitura de Angra realiza com sucesso primeira Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional

Segunda-Feira, 12/03/2007 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra dos Reis, deu mais um passo importante rumo a criação do Consea- AR (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional ) realizando a primeira conferência sobre o assunto, no dia 9 de março, no auditório do CEA - Centro de Estudos Ambientais - reunindo centenas de pessoas, representantes da sociedade civil organizada e do governo municipal, principalmente das secretarias de Ação Social ( organizadora do evento), de agricultura, pesca, educação e meio ambiente.
Também marcaram presença a representante do Consea - RJ, Madalena Maria Ribeiro Marques (participando da abertura do evento) e Vanessa Sholttz, Secretária Executiva do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que apresentou painéis sobre estratégias de desenvolvimento, políticas nacional e Sistema Nacional Segurança Alimentar.
 Depois de diversas discussões os grupos de trabalho apontaram e aprovaram as políticas que o município deve priorizar em relação a segurança alimentar e escolheram seis delegados que representarão Angra na Conferência Estadual sobre Segurança Alimentar que será realizada brevemente no Rio de Janeiro. Do governo municipal saíram como delegadas, Cássia Marques ( Ação Social) e Mara Martins Freire ( nutricionista da Secretaria de Saúde). Da Sociedade Civil, os representantes são Walquir Vicarone (Associação dos Aposentados)), Maria Márcia de Lima ( Associação de Pais e Amigos do Belém), Neide Azevedo ( Remanescente dos Quilambolas) e Ivete Gomes dos Santos ( Ong Deixai vir as criancinhas). 
Dentre os principais apontamentos ficou decidido que as secretarias municipais que trabalham com o assunto devem estreitar laços, integrando as ações; que devem incentivar e apoiar as ações como agricultura familiar, maricultura e políticas de desenvolvimento sustentável; e criar condições para que os produtos alimentares produzidos em Angra sejam inseridos cada vez mais na merenda escolar, criando uma cultura de valorização da produção local. 
A I Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional de Angra foi iniciada às 9h30 com leitura e aprovação do regimento interno, abertura do evento com as falas da Secretária de Ação Social e Primeira Dama Célia Jordão e da representante do Consea- RJ, Madalena Maria. Os trabalhos da manhã foram finalizados com a apresentação de Vanessa Sholttz sobre painéis com os eixos norteadores da política alimentar no Estado e no País. Durante a tarde, diversas secretarias municipais divulgaram as ações que vêm sendo desenvolvidas em suas áreas para fortalecimento da política municipal de segurança alimentar e os participantes se dividiram em três grupos de trabalho para apontarem as principais políticas a serem implementadas.
Célia Jordão lembrou que em Angra e em qualquer parte do mundo todos devem se empenhar para cuidar das belezas naturais e culturais e preservá-las, mas que também não se podem esquecer que todo povo também precisa de cuidados, e a população de Angra também está incluída nestas necessidades. Explicou as diversas ações desenvolvidas pelo governo municipal, através de sua secretaria e das demais que priorizam o assunto. Solicitou que todos presentes se esforçassem para se engajar nos projetos e programas municipais para , juntos com a Prefeitura, levá-los adiante, para que as ações que são necessárias para mudar para melhor o quadro de segurança alimentar e nutricional nas comunidades mais necessitadas do município , sejam fortalecidas.
A representante do Consea, Madalena Maria Ribeiro em sua fala registrou que Angra dos Reis é referência em segurança alimentar para o Consea, porque “ tem a cultura de trabalhar em conjunto com todos os segmentos envolvidos e vem, há algum tempo, realizando encontros com as comunidades e cursos de qualificação para o quadro funcional.
   
 
 

Secretarias relacionadas: