Curso para ambulantes

Prefeitura entregou certificados para ambulantes do Abraão que fizeram Curso de Manipulação de Alimentos

Terça-Feira, 30/01/2007 | Superintendência de Comunicação .

 
 
Dando andamento ao projeto de qualificação de mão-de-obra para o turismo, a Secretaria de Comércio, Construção Naval, Porto e Energia, da Prefeitura de Angra, entregou na manhã do dia 30 , no auditório do IEF- Instituto Estadual de Florestas - os certificados para os 28 primeiros alunos, ambulantes e funcionários de pousadas e restaurantes do Abraão - Ilha Grande, que concluíram o curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.
Na ocasião, a Prefeitura também entregou o kit oficial ( jaleco, boné e crachá) para os 12 ambulantes que tem licença oficial para trabalhar na Praia do Abraão. Os ambulantes, ao receberem o kit, assinaram um termo onde se comprometeram a seguir as normas estabelecidas pela Prefeitura para que possam desenvolver legalmente a atividade na localidade.
 
Parceria com o Ministério do Turismo possibilitou a realização do Curso
 
O curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos recebeu total apoio da Prefeitura de Angra. É uma realização do Ministério de Turismo através de um convênio com a Anvisa- Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Realizado nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, no Casarão do IEF, o curso capacitou exclusivamente trabalhadores que manipulam alimentos, visando com isso, a prática de desenvolvimento de um turismo seguro na região. Teve a carga de 12 horas e como conteúdo doenças transmitidas por alimentos, higiene pessoal e manipulação higiênica dos alimentos.
Outra turma, formada por 17 ambulantes e trabalhadores de pousadas também realizaram o mesmo curso no continente nos dias 14 e 15 de dezembro Segundo o Secretário Municipal de Comércio, Francisco José de Almeida, ao trazer este curso para a cidade, a Prefeitura de Angra está abrindo mais um importante leque de oportunidades para trabalhadores deste setor. Francisco explica que é intenção do Prefeito Fernando Jordão e do Secretário de Integração Governamental da Prefeitura, Bento Pousa Costa, proporcionar que a Secretaria de Saúde do Município através do setor de Vigilância Sanitária possa também oferecer mais cursos deste porte para um número maior de pessoas em todo o Município.
O vendedor de caldos do Abrão, ambulante há mais ou menos 3 anos, Jair Jordão da Silva, foi um dos beneficiados com o curso. Para ele, o curso foi muito válido e reforçou as noções de higiene que ele já pratica em seu comércio.
- Realizar um curso para melhorar nossa profissão e servir com mais qualidade o turista que aqui recebemos é sempre é muito bom. Através do curso passei a conhecer melhor a legislação sanitária e dentro do possível, vamos nos aprimorando até chegar ao resultado que todos esperamos que é desenvolver uma atividade turística legal e segura, - observou ele.
Elisa Maia da Silva , ambulante como o Sr, Jair, há 3 anos no Abraão, também estava orgulhosa por ter concluído o curso.
- Vendo cachorro-quente e aprendi muito. Agora sei exatamente os cuidados que eu devo ter ao preparar o alimento que sirvo na rua. Passei a conhecer as normas da vigilância sanitária e tenho certeza que não só eu , como todos os meus amigos vamos trabalhar daqui para a frente mais confiantes e quem sairá ganhando é todo o comércio ambulante e os turistas que vêm nos visitar aqui no Abraão, -acredita ela.
Presentes ao evento de entrega de certificados e kits de serviços, o diretor da Secretaria de Comércio da Secretaria de Comércio, Construção Naval, Porto e Energia, Luis Alberto da Fonseca e o assessor da Subprefeitura da Ilha Grande, Emídio Marinheiro da Silva Filho. 

Secretarias relacionadas: