Alerta de vacinação

Pessoas que irão viajar para a Bahia devem tomar a vacina contra o Sarampo

Terça-Feira, 30/01/2007 | Superintendência de Comunicação .

           
            A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde alerta as pessoas que forem viajar para a Bahia no carnaval para que tomem a vacina contra o sarampo pelo menos 10 dias antes de embarcar, prazo para que a imunização tenha efeito. O Estado tem um surto da doença com 40 casos registrados por isso todas as pessoas de qualquer idade independente de já terem tomado a Triviral devem se vacinar. O objetivo é impedir que o sarampo, que já foi eliminado no Município, reapareça em Angra através de pessoas que possam se contaminar em outro local onde a doença ainda existe.
            O coordenador de Vigilância Epidemiológica, Eurípedes Vargas de Oliveira, explicou que a Triviral está disponível para a população em todos os 43 postos de saúde da rede, inclusive nos PSF’s. A vacina imanuniza contra três doenças, o sarampo, a caxumba e a rubéola. Sua aplicação é subcutânea e sem contra-indicação. Deve ser tomada por todos na partir de 1 ano de idade e principalmente por mulheres em idade fértil por causa da rubéola. As mulheres que tomarem a Triviral não devem engravidar nos 30 adias após a aplicação da vacina.
            A rubéola é uma doença sazonal em Angra, ou seja, durante todo o ano registra um número determinado de casos. Daí a necessidade de se tomar a vacina. No entanto, Vargas Oliveira, tranqüiliza a população. Imediatamente quando é registrado um caso suspeito  a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica faz o bloqueio da doença. Todas as pessoas em um raio de 100 metros da casa do paciente suspeito e seus colegas de trabalho são vacinadas.
            Vale lembrar que a única doença erradicada no mundo é a varíola. A paralisia infantil, por exemplo, é erradicada no Brasil. Outras doenças estão eliminadas em diversos locais como é o caso do sarampo em Angra dos Reis, por isso a vacinação ainda é meio de evitá-las. Para ninguém esquecer a vacinação contra a gripe para maiores de 65 anos será entre os dias 23 de abril e 4 de maio e a campanha nacional será no dia 28. A campanha contra a paralisia infantil acontece em duas etapas: a primeira no dia 16 de junho e a segunda no dia 25 de agosto.

Secretarias relacionadas: