Artesãos de Angra

Pesquisa mostra que Angra tem 273 artesãos

Quarta-Feira, 17/01/2007 | Superintendência de Comunicação .

 
Com o objetivo de valorizar o artesanato da região, a Prefeitura de Angra através da Secretaria de Comércio, Indústria, Construção Naval, Porto e Energia está realizando uma pesquisa para conhecer o perfil do artesão de Angra dos Reis e de sua produção. Todos os 273 artesãos do Município já foram cadastrados, desses 79% são mulheres, como é o caso de Elaine da Silva França, que produz pães e doces caseiros.
- Comecei minha atividade há 15 anos porque estava desempregada e hoje essa é a minha fonte de renda, - comemorou a dona de mãos habilidosas que fazem pães e doces que dão vontade de comer com os olhos.
Mas os homens também fazem parte desse universo, ainda que em menor proporção. É o caso Francisco de Paula Carvalho. Ele  faz esculturas de animais em movimento utilizando galhos de árvores que já não tem mais utilidade para a natureza como galhos de goiabeira.  Seu talento para o artesanato começou cedo quando ele ainda era criança.
Rita Rodrigues é outro cada de artesã identificada na pesquisa. Radicada em Angra há 50 anos se especializou em pintura em seda. Leomidia Máximo  começou   há apensa três anos e já faz muito sucesso. Ela confecciona objetos em  fibra de bananeira, anjinhos, bolsas e até chinelos.
O secretário de Comércio, Construção Naval, Porto e Energia, Francisco José de Almeida explicou que o levantamento dará um diagnóstico preciso do artesanato na região e possibilitará a criação um banco de dados visando a realização de cursos de especialização para melhorar a qualidade dos trabalhos e  sua conseqüente valorização no mercado. Além da exposição permanente que acontecerá quando for inaugurada a Casa de Cultura do Artesanato de Angra dos Reis na Casa Larangeiras desapropriada no ano passado, o levantamento como irá fomentar  a participação dos artesãos em feiras e eventos dentro e fora do Município,
            - Os artesãos estarão presentes na próxima Costa Verde Negócios que irá acontecer em junho na Praia do Anil. Além disso, eles participaram da 2ª Mostra Rio Artesanato que aconteceu no Forte Copacabana no Rio de Janeiro em dezembro do ano passado, explicou o secretário.

Secretarias relacionadas: