Centro Cultural de Artesanato

Casa Larangeiras vai abrigar Centro Cultural de Artesanato e Largo do Mercado Peixe será revitalizado

Quarta-Feira, 17/01/2007 | Superintendência de Comunicação .

            A Casa Larangeiras tombada pelo IPHAN  e desapropriada pela Prefeitura no ano passado vai abrigar o Centro Cultural de Artesanato de Angra dos Reis. A decisão de desapropriar o casarão colonial, construído em 1832,  foi tomada pelo Prefeito Fernando Jordão  ao tomar conhecimento que a família proprietária do imóvel o havia colocado a venda. 
Segundo Fernando Jordão, o processo de desapropriação foi amigável para que o prédio de inestimável valor histórico ficasse para o povo de Angra dos Reis e não nas mãos de um único proprietário. Ele explicou que o prédio será reformado para ficar exatamente no estilo de quando foi construído, no início do século passado, seguindo as determinações do IPHAN e preparado para abrigar o Centro de Artesanato de Angra dos Reis. O prédio terá um local para exposição e para a fabricação do artesanato, ou seja, o visitante poderá acompanhar o artesão realizando seu trabalho, seja ele objetos de   fibra de bananeira, miniaturas de traineiras em madeira, artesanato indígena, artesanato de  conchas, crochê, patchwork, móveis de bambu, esculturas em madeira, entre outros.
            - Mas o projeto não vai atingir só a Casa Larangeiras. Todo o espaço no entorno vai sofrer intervenções. O objetivo é fazer do Largo do Mercado de Peixe um atrativo  no Centro da cidade, tanto para moradores como para turistas, - esclareceu o Prefeito.
            O Mercado Municipal, construído na década de 70, será demolido. Em seu lugar será feita uma praça que abrigará a feira livre que hoje acontece ao redor do Mercado de Peixe. Nessa feira os agricultores continuarão vendendo sua farinha, temperos, mel, verduras e legumes. O anexo à Casa Larangeiras, que não é original de sua construção também será demolido. Os pescadores que vendiam seu produto no Mercado Municipal serão instalados em tendas de lona tencionadas nesse local para continuarem seu trabalho.

Secretarias relacionadas: