Monsuaba terá praia despoluída

No mesmo dia da assinatura da ordem de serviço para o início das obras, um posto de policiamento foi entregue aos moradores

Segunda-Feira, 17/02/2020 | Superintendência de Comunicação .

O último sábado (15) foi um dia de dupla comemoração para os moradores de Monsuaba, que presenciaram a assinatura da ordem de serviço das obras que vão possibilitar a despoluição da praia do bairro e a entrega do posto de policiamento do Proeis.
Segundo o Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae) de Angra dos Reis, a despoluição da praia será resultado de um projeto de coleta e tratamento de esgoto que atenderá a todo bairro. Serão 16 mil metros de redes coletoras e distribuidoras, três elevatórias na Avenida Antônio Bertoldo da Silva Jordão e uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade para atender 8.500 pessoas. A obra inclui ainda a recuperação do módulo de tratamento já existente e a construção de um novo. Os recursos financeiros são provenientes de um convênio firmado entre a Prefeitura de Angra e a Transpetro, no valor aproximado de R$ 8,5 milhões.
- Vamos dar início às obras logo após o Carnaval e a expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em 17 meses. Mas, de acordo com o andamento, vamos poder ter uma avaliação melhor. Nosso objetivo é devolver esta beleza à população completamente despoluída, como fizemos na praia do Bonfim, estamos fazendo na Vila Velha e iremos realizar também na praia do Frade – explicou o presidente do Saae.
O prefeito lembrou que, em 2017, quando assumiu o governo, muita gente não acreditava que este projeto fosse sair do papel.
- Eu tinha este compromisso, pois é um anseio dos moradores deste bairro tão querido, onde meu pai e minha família moraram. Com certeza, será uma obra fundamental para a Monsuaba – destacou.
Para a auxiliar de farmácia Márcia Carneiro, de 55 anos, que mora na Monsuaba desde que nasceu, a despoluição da praia é um sonho realizado.
- Esse é um dia muito importante para Monsuaba e Angra dos Reis toda. O meu filho mais velho, que hoje tem 30 anos, tomou banho nessa praia. E agora a gente fica na maior expectativa disso acontecer o mais rápido possível e podermos voltar a usar essa praia como antes – comentou a moradora.
A assinatura da ordem de serviço ocorreu no posto de policiamento do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis), que foi entregue à população também no sábado (15). O imóvel fica na entrada do bairro e foi construído por meio de uma parceria de comerciantes locais com a Prefeitura de Angra, via Secretarias Executivas de Serviço Público e Segurança Pública.
O posto está funcionando com policiais do Proeis, que trabalham em dois turnos de 12 horas, e são contratados pelo Município para reforçar a segurança da localidade. Além disso, no local ficará baseada uma viatura policial.
- A palavra de hoje é gratidão – resumiu o secretário-executivo de Segurança Pública.
Dezenas de moradores da Monsuaba prestigiaram as cerimônias, que contou com a participação do vice-prefeito, secretários municipais, representantes da Polícia Militar e vereadores.