Imaar coibindo ocupações irregulares

Instituto municipal demoliu estruturas construídas na praia de Matariz, em área de preservação permanente

Quarta-Feira, 12/06/2019 | Superintendência de Comunicação .

O Instituto Municipal do Meio Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) realizou na semana passada uma operação de fiscalização na Ilha Grande e demoliu ocupações irregulares na praia de Matariz. A ação foi um desdobramento de outra ação semelhante realizada na ilha, na semana retrasada. O objetivo é combater o desmatamento, as ocupação irregulares e garantir a proteção de áreas de preservação permanente.

A operação contou com seis profissionais, sendo quatro do Imaar e dois da Polícia Militar, que fazem parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que é mantido pela Prefeitura de Angra. No local, foram encontradas uma estrutura de madeira e 200 metros de cerca, que foram demolidas. A estrutura de madeira estava já em fase de cobertura. Os fiscais também encontraram ao redor da ocupação uma área desmatada de aproximadamente 400m².

A ação se deu por conta de uma fiscalização ostensiva, já programada e recorrente. Não houve denúncia. A área que estava sendo ocupada irregularmente fica próximo à trilha que passa atrás da escola local, no caminho para a Praia do Bananal.

A população pode denunciar crimes ambientais através da linha verde do Disque Denúncia. As informações são passadas pelo telefone 0300 25 311 77, com o preço de uma ligação local, ou pelo aplicativo Disque Denúncia RJ. Em ambos os casos, o sigilo é garantido.