Angra participa do lançamento estadual do programa ID jovem

07/07/2017

Em Angra, o programa já havia sido lançado no “Pertinho de Você”, no Parque Mambucaba e sua divulgação vem sendo realizada pelos CRAS e Bolsa Família

Técnicos da Prefeitura de Angra participaram do lançamento estadual do Programa Identidade Jovem (ID Jovem), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no final do mês de junho, 29. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude e contou com a representação de vários municípios do Estado e de jovens de escolas estaduais da região metropolitana.
Em Angra dos Reis, o programa ID Jovem já havia sido lançado em 20 de maio no evento “Pertinho de Você”, no Parque Mambucaba e sua divulgação vem sendo realizada pelos CRAS e Casa do Bolsa Família.
O ID Jovem é o documento emitido pelo governo federal, à jovem entre 15 e 29 anos, que comprova a condição de baixa renda, através do Cadastro Único - CadÚnico, para acesso a meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento e a reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto no transporte coletivo interestadual.
Participaram do encontro a Coordenadora Técnica da Juventude da Pessoa com Deficiência, Vanessa Davies e o Diretor de Benefícios e Programas Assistenciais, Renan Paim.
“O ID Jovem é um programa de grande importância para nossos jovens, pois garante a eles os direitos de mobilidade e acesso à meia entrada em cinemas, teatros e estádios. O primeiro passo, para que nossos jovens possam acessar a este benefício é a inscrição no Cadastro Único, que pode ser feito nos sete CRAS e na Casa do Bolsa Família.” informou a Secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão.
Além do acesso ao Programa Identidade Jovem, o Cadastro Único também dá acesso aos programas federais: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Àqueles que já estão inscritos no CadÚnico, com cadastro atualizado há pelo menos 2 anos e com renda familiar de até dois salários mínimos, podem emitir imediatamente o cartão ID Jovem pelo aplicativo para smartphones (APP) ou por meio do site www.juventude.gov.br/idjovem.