Festival Gastronomia do Mar vai agitar Angra de 23 a 25

19/06/2017

Evento será no Cais de Santa Luzia com chefs internacionais, apresentação de receitas, degustação de pratos e boa música

O Gastronomia do Mar fará muita gente em três dias de evento no Cais de Santa Luzia, degustar sabores exclusivos, conhecer o melhor da culinária local e de chefs internacionais, em um ambiente regado a muita boa música. De 23 a 25 de junho, com status de “festival internacional“, Angra dos Reis recebe um evento com selo de qualidade nas áreas gastronômica e turística.
Serão dias para estimular a produção e o consumo de pescado, além de fomentar o turismo, contribuindo para o desenvolvimento regional, fomentando também o intercâmbio de conhecimentos gastronômicos locais e de chefs internacionais, que colocarão seus talentos na arte de cozinhar em pratos especializados em iguarias do mar. O evento terá também em sua agenda aulas-show, apresentação de receitas, degustação de pratos e muita música, tendo como principal atração, o cantor e compositor Jorge Vercillo, que se apresentará ao público no sábado, 24, às 22h.
Entre os chefs convidados estão os portugueses Fernando Jorge Afonso dos Santos e Hugo Landeiro, sócios em Lisboa, e o peruano Fabrício Pareja, com mais de 20 anos de experiência. Fernando especializou-se no Centro Alimentar da Pontinha, na Escola Superior de Hotelaria do Estoril e na Escola Callebaut, na Bélgica. Enquanto Hugo passou pela Escola Superior de Hotelaria do Estoril e integrou as equipes do Sheraton, BBC, Torre Vasco da Gama e Sacramento do Chiado, este último, adquirido em sociedade com Fernando Jorge.
O chef peruano é fundador da cadeia de restaurantes Merkado 31, em Miami, um novo conceito que oferece as criações requintadas da cozinha peruana, conhecida internacionalmente por sua variedade e qualidade, enriquecida com cozinha de fusão de diferentes cantos do mundo. Representando o Brasil, o festival terá a participação do chef do SENAC, Júlio Sérgio, que também apresentará aulas-show, em todos os dias do evento.
Desde 2008, Júlio é professor da Carreta Escola, projeto que busca levar profissionalização a habitantes de comunidades que não possuem condições financeiras para bancar uma formação. O Banco Rio de Alimentos, também promoverá aulas-show de aproveitamento total dos alimentos. Fundado em 2000, pelo SESC RJ, o programa distribui toneladas de alimentos todos os meses para 305 instituições em 33 municípios do Estado do Rio. São produtos que perderam o valor comercial, mas ainda estão próprios para o consumo, e que iriam para o lixo se não fossem doados, separados e distribuídos a organizações cadastradas.
O Gastronomia do Mar, que tem entrada franca, é resultado da parceria entre a Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), SESC Rio (Serviço Social do Comércio), Senac-RJ (Serviço de Aprendizagem Comercial do Estado do Rio de Janeiro) e o Sindicato do Comércio Varejista de Angra dos Reis (Sicomércio). O evento tem o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, e Fundação de Turismo de Angra dos Reis, TurisAngra.


PROGRAMAÇÃO:
Sexta, 23/06
17h / 17h30 - Cerimônia de Abertura
17h30 - Abertura dos stands (restaurantes)
17h30 / 18h30 - Aula-show Banco Rio SESC
19h / 20h - Apresentação Chef Carlos Fabrício Pareja (Peru)
20h30 / 21h30 - Aula-show Chef SENAC Júlio Sérgio Lima
21h30 / 23h - Apresentação Cultural - Show Banda Local: GrooVintage
00h00 - Encerramento

Sábado, 24/06
17h - Abertura dos stands (restaurantes)
17h /18h - Aula-show Chef Hugo Landeiro (Portugal)
18h10 /19h00 - Aula-show Chef SENAC Júlio Sérgio Lima
19h20 / 20h20 - Aula-show Chef Fernando Santos (Portugal)
20h30 / 21h20 - Aula-show Chef SENAC Júlio Sérgio Lima
21h20 - Apresentação Cultural Abertura: Show da Banda Black Man
Apresentação Cultural: Jorge Vercillo
00h00 - Encerramento

Domingo, 25/06
9h - Abertura do evento
10h / 11h - Aula-show Chef SENAC Júlio Sérgio Lima
11h / 12h - Aula-show Chef SENAC Júlio Sérgio Lima
12h - Abertura dos stands (restaurantes) - almoço
15h - Encerramento