CCR Barcas se compromete nas reformas dos cais do Abraão

14/06/2017

Reunião do GT da Ilha Grande aconteceu na última segunda, 12, na Vila do Abraão. As obras de reforma no Cais Janete Dias já começaram

As obras de reforma no Cais Janete Dias, na Vila do Abraão, Ilha Grande, finalmente começaram esta semana, pondo fim a uma novela que se arrastava desde novembro do ano passado, quando a Defesa Civil interditou o local, também conhecido como Cais de Pedra. Apesar da interdição, a CCR Barcas manteve as operações no cais, o que vinha prejudicando os passageiros, principalmente a comunidade da Vila do Abrão. A chegada imediata dos engenheiros e operários da concessionária foi determinada pela Justiça em cumprimento a uma Ação Civil Pública.
Na última segunda-feira, durante uma reunião do Grupo de Trabalho da Ilha Grande com representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a CCR se comprometeu a terminar as obras até dezembro deste ano. Fazem parte do GT representantes das principais entidades e associações da Ilha Grande e da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, entre outros. Também esteve presente à reunião a vereadora Tite Brasil.
O Cais de Pedra foi totalmente interditado pela Defesa Civil, e por determinação da Secretaria de Estado de Transportes, desde a última quinta-feira, dia 8 de junho, as barcas da CCR estão operando no Cais de Turismo. A conclusão das obras está prevista para dezembro desde ano. Na reunião, a CCR Barcas apresentou um cronograma de obras, que será acompanhado quinzenalmente pelos representantes presentes à reunião.
Ao mesmo tempo em que fazem obras no cais de concreto, operários da concessionária começaram, hoje mesmo, as reformas no Cais de Turismo. Serão substituídos os madeiramentos em condições ruins, instalados guarda-corpos e bancos com coberturas de acrílico para os passageiros aguardarem o embarque.
Além disto, as escadas quebradas também serão trocadas e haverá portões de acesso às embarcações, como forma de controle e segurança dos passageiros. Após as reformas no Cais de Pedra, a CCR Barcas se comprometeu a entregar também o cais de turismo em perfeitas condições de uso. A reunião foi realizada na Casa de Cultura, na Vila do Abraão.