Os tradicionais tapetes de Corpus Christi em Angra

13/06/2017

Missa na igreja Matriz está programada para às 15h e logo depois a procissão

Em Angra dos Reis já é tradição a confecção dos tapetes de Corpus Christi para passagem da procissão e este ano não será diferente. A comunidade católica confeccionará o tradicional tapete com o pó de serragem, folhas verdes e secas, cal, areia, flores em papel crepom e tingidor, ornamentando toda a Rua do Comércio. O Dia de Corpus Christi é celebrado entre os meses de maio e junho, e esse ano o feriado nacional cai no dia 15 de junho.
Além da criatividade e beleza dos tapetes, a programação conta com missas e a esperada procissão que parte da Matriz de Nossa Senhora da Conceição em direção ao Convento do Carmo. A procissão é o momento em que os católicos adoram a Santa Hóstia – Corpo de Cristo, em artístico ostensório, levada pelo sacerdote que segue com um pálio.
A Prefeitura de Angra, através Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, participa da tradição, cedendo todo material para a confecção dos tapetes. Neste ano, a Rua do Comércio será fechada às 7h da manhã para que a comunidade possa fazer os tradicionais tapetes.
Às 15h será celebrada a santa missa na igreja Matriz, logo após, acontece a tradicional Procissão de Corpus Christi. A procissão seguirá pelas ruas Arcebispo Santos, Honório Lima, Cônegos Bittencourt, Rua do Comércio e Convento do Carmo.