Estudantes visitaram quilombo de Santa Rita do Bracuí

08/06/2017

Atividade faz parte de projeto da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

A primeira atividade do projeto “Cicuito Cultural de Estudantes e Educadores no Quilombo Santa Rita do Bracuí e Aldeia Sapukai” foi feita no dia 30 de maio, por meio do Departamento de Diversidade e Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Alunos das turmas do oitavo e nono anos da Escola Municipal Raul Pompeia foram recebidos pela quilombola Marilda de Souza, que contou aos estudantes as histórias da região, baseadas na tradição oral e em pesquisas realizadas por universidades. A visita teve o apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF), que cedeu um ônibus para o transporte dos estudantes e professores.

O projeto consiste na visitação de alunos e seus educadores às comunidades tradicionais de Angra dos Reis, o Quilombo Santa Rita do Bracuí e a Aldeia Sapukai. A duração do projeto é anual e ele será realizado quinzenalmente. Segundo a Secretaria de Educação, o objetivo é “incentivar e subsidiar as escolas da rede municipal para que realizem atividades sobre a história e a cultura dos povos indígenas, africanos e afro-brasileiros“, como determina a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação Brasileira.

Os estudantes visitaram a exposição permanente “Passados Presentes”, que relata parte da história da escravidão no local. O memorial do Quilombo do Bracuí, localizado na residência de Marilda de Souza, também foi visitado. As imagens da exposição ilustram o tráfico negreiro da região e a luta da comunidade para garantir o território herdado de seus antepassados.