Festa do Divino 2017 em Angra começa no dia 26

19/05/2017

Programação religiosa começa no dia 26 e festiva no dia 2 de junho com a chegada do Menino Imperador no Cais de Santa Luzia

A Festa do Divino Espírito Santo, uma das festas mais tradicionais da cidade, começa no dia 26 de maio com a programação religiosa, com novena na Igreja Matriz, e no dia 2 de junho, tem início a agenda festiva, com a chegada do Menino Imperador, Arthur Conceição de Melo Coelho, de 11 anos, no Cais de Santa Luzia. A festa que é realizada em parceria entre a Paróquia Nossa Senhora da Conceição e a Prefeitura de Angra, através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio vai contar com as tradicionais bandeirinhas em vermelho e branco enfeitando as ruas da cidade. Entre as atrações estão apresentações musicais, danças folclóricas, celebrações religiosas e cortejos.
A Festa do Divino Espírito Santo chegou à Angra dos Reis no século XVII e conta com um preparatório de novenas, missas e três dias presididos pelo Menino Imperador, que chega de barco no Cais de Santa Luzia. Após a chegada do Menino Imperador o povo prestigia missas solenes e a parte profana da festividade, composta pelas antigas danças folclóricas dos Coquinhos, Lanceiros, Jardineiras, Velhos e Marujos, que se apresentam em um palco que representa o “Império do Divino”. Os festejos se encerram no Domingo de Pentecostes. O império este ano, será montado no Cais de Santa Luzia e lá o Menino Imperador, seus séquitos e o público assistirão as danças folclóricas. Ao lado ficarão barracas com comidas e bebidas típicas.

Menino Imperador

Arthur Conceição de Melo Coelho, de 11 anos, será o Menino Imperador, durante todo período da Festa do Divino Espírito Santo 2017. O catequista representará a figura principal da festividade, considerada de maior tradição cultural da cidade. Dentre vários inscritos, Arthur foi o escolhido, através de um sorteio feito na Igreja do Carmo, no final do ano passado.
-Estou muito feliz em poder representar o Menino Imperador. No dia do sorteio eu nem tinha escutado meu nome, meu irmão que saiu gritando que eu seria o Menino Imperador. Minha família e meus amigos ficaram muito felizes e eu também – disse Arthur, timidamente.
O estudante do sexto ano, faz catequese há 1 ano na Igreja do Carmo e mora do Morro da Fortaleza. No ano passado inclusive, o novo Menino Imperador participou da festa através da Dança dos Coquinhos.
-Este ano meu irmão vai ser um dos coquinhos e eu o Menino Imperador – disse o estudante.
Os pais de Arthur, Gabrielle e Marcelo e o irmão mais novo, Gabriel estão ansiosos pelo dia da coroação.
-Nossa, meu coração está em festa, era meu sonho vê um dos meus filhos ser o Menino Imperador. Não vejo a hora do Arthur ser coroado - disse Gabrielle com o sorriso no rosto e cheia de orgulho.


Exposição

A história da Festa do Divino Espírito Santo será contada em uma exposição que será aberta ao público na Casa Larangeiras, no dia 23 de maio. A mostra ficará até 11 de junho. A entrada é gratuita. O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h, sábado das 10 às 14h.


Programação

DIA 26 DE MAIO – SEXTA FEIRA – ABERTURA DA NOVENA IGREJA DA MATRIZ

18H30 – SAÍDA DAS BANDEIRAS DO DIVINO DA CASA DOS FESTEIROS, ONDE EM PROCISSÃO, IRÃO AO ENCONTRO DAS BANDEIRAS DAS COMUNIDADES DA PARÓQUIA PARA MATRIZ
19H30 – MISSA FESTIVA
OFERTA DO QUILO – BISCOITO

DIA 27 DE MAIO – SÁBADO

18H30 - PROCISSÃO DAS BANDEIRAS, SAINDO DA CASA DA SRA. MARIA DA CONCEIÇÃO CARVALHO PARA A IGREJA DA MATRIZ
19H30 – MISSA
OFERTA DO QUILO – FUBÁ

DIA 28 DE MAIO – DOMINGO

17H – PROCISSÃO DAS BANDEIRAS, SAINDO DA CASA DO SR. WANDERLEI ALMEIDA PARA IGREJA DA MATRIZ
20H – MISSA
OFERTA DO QUILO –PÓ DE CAFÉ

DIA 29 DE MAIO – SEGUNDA-FEIRA

18H30– PROCISSÃO DAS BANDEIRAS, SAINDO DA CASA DO SRA. MADALENA BASTOS PARA IGREJA DA MATRIZ
19H30 – MISSAH
OFERTA DO QUILO –LEITE

DIA 30 DE MAIO – TERÇA-FEIRA

18H30– PROCISSÃO DAS BANDEIRAS, SAINDO DA CASA DO SR. JOÃO LUIZ CASTILHO PARA IGREJA DA MATRIZ
19H30 – MISSA
OFERTA DO QUILO –ÓLEO







DIA 31 DE MAIO – QUARTA-FEIRA

18H30– PROCISSÃO DAS BANDEIRAS, SAINDO DA CASA DO SRA. LUCY GONÇALVES DA SILVA PARA IGREJA DA MATRIZ
19H30 – MISSA
OFERTA DO QUILO –FEIJÃO

DIA 01 DE JUNHO – QUINTA-FEIRA

18H30– PROCISSÃO DAS BANDEIRAS, SAINDO DA CASA DO SR. MARCOS CÉZAR CARDOSO PARA IGREJA DA MATRIZ
19H30 – MISSA
OFERTA DO QUILO –MACARRÃO

DIA 02 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA

06H – ALVORADA FESTIVA
11H – CHEGADA NO CAIS ESTAÇÃO SANTA LUZIA, O IMPERADOR DO DIVINO
12H – ALMOÇO NO CONVENTO DO CARMO
18H30 – PROCISSÃO DAS BANDEIRAS, SAINDO DA CASA DO SRA. MÁRCIA PINGUIN PARA IGREJA DA MATRIZ
19H30 – MISSA E COROAÇÃO DO IMPERADOR
OFERTA DO QUILO –AÇÚCAR
21h - PRESENTAÇÃO DAS DANÇAS FOLCLÓRICAS: COQUINHOS, JARDINEIRAS E VELHOS,
22H30 - SHOW MUSICAL DE RODRIGO CAMACHO E A TURMA DO VINIL.

DIA 03 DE JUNHO – SÁBADO

10H – CELEBRAÇÃO DAS CRIANÇAS COM O IMPERADOR NA MATRIZ
18H30– PROCISSÃO DAS BANDEIRAS, SAINDO DA CASA DO SRA. VALERIA DE BRITO IGREJA DA MATRIZ
19H30 – MISSA
OFERTA DO QUILO –ARROZ
21H - APRESENTAÇÃO DAS DANÇAS FOLCLÓRICAS: COQUINHOS, JARDINEIRAS E MARUJOS
22H30 - SHOW MUSICAL DE ZAMPAGLIONI GROOVINTAGE.


DIA 04 DE JUNHO – DOMINGO – DIA DA FESTA (PENTECOSTES)

06H – ALVORADA FESTIVA E AMANHECER NO ESPIRITO SANTO COM SANTA MISSA E CAFÉ COMUNITÁRIO
9H30 – PROCISSÃO DAS BANDEIRAS DA CASA DOS FESTEIROS, PARA IGREJA DA MATRIZ.
10H – MISSA SOLENE
16H – MISSA FESTIVA, SEGUIDA DE PROCISSÃO DO DIVINO ESPIRITO SANTO. LOGO APÓS TROCA DE COROA DO DIVINO, PELO CHAPÉU DO IMPERADOR.
20H - APRESENTAÇÃO DAS DANÇAS FOLCLÓRICAS: COQUINHOS, LANCEIROS, JARDINEIRAS, VELHOS E MARUJO. LOGO APÓS QUEIMA DO QUADRO GLÓRIA.



FESTEIROS: LAURA NASCIMENTO DE MELLO, MARA CHALLUB, ELIZABETE MARTINS, MARIA LUIZA MAMÉDIO, BEATRIZ CARLOTA DOS SANTOS, CONCEIÇÃO MORENO, GABRIELE DA SILVA, MARCELO COELHO DA SILVA E OLGA PEREIRA.

COMISSÃO: FERNANDO JORDÃO, JOÃO WILLY SEIXAS PEIXOTO, MARCOS CÉZAR CARDOSO, LUIS FELIPE CIPRIANO, EDIMILSON SANTANA, MARIA SILVA DA COSTA, MARTA SABINO, ANGELA MARIA DE MOURA, DOUGLAS FONTENELE, CONCEIÇÃO BRASIL DOS REIS, ALONSO DE OLIVEIRA, JOÃO LUIZ DA SILVA, CATEQUESE, RITA DE CASSIA, MARIA DO CARMO MANOEL, NILVA LOPES PEREIRA, CELSO RICARDO, MAYKON RENAN, LUCAS CAMPOS, JÚLIO RIQUELME, WILLIAM GAMA, MARLENE PONCIANO, WALLY PAZ, MARIZA CARDOSO, MARCELO TAVARES E GUSTAVO VALENTE.

NOTA: O CORAL DA PARÓQUIA CANTARÁ A LADAINHA DO ESPÍRITO SANTO, TODOS OS CORTEJOS E FESTIVIDADES TERÃO A PARTICIPAÇÃO DE GRUPOS DA FOLIA DO DIVINO E BANDA DE MUSICA.

VISTO: FREI FERNANDO BEZERRA – PÁROCO

VIGÁRIOS: FREIS: REINALDO RODRIGUES DAS CHAGAS E WALTER BUBÉNS.