Final de semana com natação em dose dupla em Angra

15/05/2017

Festival na piscina no Ceav e Maratona Aquática na Praia da Biscaia vão reunir centenas de nadadores de diversas regiões do estado

A natação de Angra dos Reis vai ter um final de semana agitado, com eventos que vão reunir centenas de atletas da modalidade, com praticantes e competidores no mar e na piscina. No sábado, 20, às 8h, acontece o Festival de Natação de Piscina 2017, no Ceav (Colégio Estadual Arthur Vargas), promovido pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer, e no dia seguinte, 21, às 9h, ocorre a II Etapa de Maratona Aquática, na Praia da Biscaia, que previamente inscreveu quase 350 nadadores para a prova estadual.
Os mais de 400 alunos que hoje fazem parte do pólo esportivo de natação na piscina do Ceav, em seus quatro níveis das aulas, iniciante, aperfeiçoamento 2 e 3 e o 4, que é o treinamento, vão começar a participar de competições internas e de avaliações de seus desempenhos. O Festival de Natação em Piscina 2017 não vai somente reunir atletas do pólo do Ceav, como também de agremiações, clubes, associações que desenvolvem a prática da natação no município.
Os atletas competidores no evento de sábado nas faixas etárias do pré-mirim ao máster, com provas de nado livre de 25 metros e de revezamento 4 x 25 metros nas categorias feminino e masculina.
O objetivo do festival é fazer a integração do calendário municipal de eventos da prefeitura e tem como finalidade o intercâmbio dos praticantes de natação provenientes dos diversos projetos de natação, clubes e academias, fomentando e difundindo a modalidade em Angra dos Reis, sob o ponto de vista técnico e social.

Udmilla é o grande nome de Angra na Maratona Aquática

E a natação de mar também vai agitar Angra no domingo, 21. com a II Etapa de Maratona Aquática, na Praia da Biscaia, com a participação de centenas nadadores de diversas regiões do estado, competidores na faixa etária que vai de 7 a 84 anos. E a cidade terá a participação de muitos atletas, sendo 40 deles do pólo de natação da piscina do Ceav. Metade, 20 nadadores são bem jovens, crianças e adolescentes, e a outra metade de atletas mais tarimbados, com bagagem em competições oficiais, em um nível elevado de competitividade.
O evento de domingo na Praia da Biscaia tem na organização a empresa Maratona Aquática Sem Fronteiras, com grande experiência em provas de natação de mar, tendo à frente na coordenação Regina Coeli e Suzana Duran. A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Esportes e Lazer, está apoiando o evento. Segundo Regina, virão para Angra excelentes nadadores, de alto nível, e entre eles está a angrense Udmilla Maria Figueiredo Celestino de Oliveira, de 18 anos, hoje, o principal nome da natação do município no estado e no país, e que vai estar na prova de domingo na Praia da Biscaia. Udmilla é atleta do Flamengo de natação de piscina e também compete no mar, pela equipe Baratas da Costeira.