Iniciado o curso de Capacitação para Redução de Desastres

10/03/2017

Educadores, estudantes e servidores da Defesa Civil formam as turmas

Uma iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres (Cemaden) irá capacitar estudantes e profissionais para “refinamento da percepção de risco e visão crítica sobre os processos que condicionam o risco”. O curso de “Capacitação de Educadores para Redução de Desastres” começou na quarta-feira, dia 8, no auditório da Defesa Civil de Angra. A primeira aula, durante a manhã, foi coordenada pelo professor Anderson Sato, da UFF. “A cidade tem muitos pontos vulneráveis e essa capacitação, com uma equipe multidisciplinar, será fundamental”, afirmou ele.

A abertura do curso teve a presença dos secretários municipais Stella Salomão (Educação, Ciência e Tecnologia), Alexandre Giovanetti (Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade), Mário Reis (Meio Ambiente) e Jairo Lima (Proteção e Defesa Civil). Participaram também a diretora-substituta do Cemaden, Regina Alvalá e o diretor do Instituto de Educação de Angra dos Reis/UFF, Augusto Lima.

A capacitação terá um total de 80 horas/aula, sendo 56 horas presenciais e 24 não-presenciais. A programação das aulas presenciais, no auditório da Defesa Civil de Angra dos Reis, é a seguinte:

08/03 Apresentação do Curso
22/03 Introdução à Defesa Civil
05/04 Introdução à Defesa Civil
26/04 Território Angra dos Reis
17/05 Território Angra dos Reis
07/06 Bases de Hidrologia e Geomorfologia
21/06 Bases de Hidrologia e Geomorfologia
05/07 Integração Comunitária
02/08 Escolas Sustentáveis e Resilientes
23/08 Educação Ambiental e Introdução ao Seminário
13/09 Ações que Salvam Vidas
04/10 Ações que Salvam Vidas
18/10 Ações que Salvam Vidas
22/11 Seminário de Conclusão e Avaliação do Curso