Na Caieira registro de rede de água estará mais protegido

06/03/2017

O funcionário do SAAE inventou um dispositivo que protege o registro de invasores mal intencionado

O servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Angra dos Reis, Valdeci da Silva, inventou um dispositivo que irá dar uma maior segurança aos registros de rede de água que, constantemente, são fechados por moradores que têm má intenção em ter a água exclusivamente para si, em detrimento aos demais moradores da comunidade. O problema é antigo na cidade e fazia com que o responsável pela manutenção da rede, fosse a todo o momento, verificar o sistema. Pelo menos na Ilha da Caieira, isso não acontecerá mais.
Valdeci, que é bombeiro hidráulico, aproveitou o curso que estava fazendo no Senai, de caldeiraria e fez a invenção como projeto final. Alguns condomínios e o estaleiro Brasfels já se mostraram interessados em fabricar o dispositivo. O SAAE vai utilizá-lo na Ilha da Caieira, onde Valdeci trabalha.
- Quando soube que tinha que fazer um projeto para o curso, pensei em algo que solucionasse este problema. Os registros de rede, geralmente, ficam em lugares altos como morros, e essas intervenções de moradores nos obrigava a subir diversas vezes no dia para abrir o registro. Agora, acredito que as interrupções do fornecimento de água por esta razão, irão terminar, - explicou Valdecir.
Trata-se de uma caixa protetora fabricada em aço inoxidável, que pode ser instalada nos registros sem precisar realizar nenhuma adaptação. Ela é trancada por cadeado, protegendo-a de qualquer pessoa que se aproximar.